Concurso literário da Editora Adonis

23/7/2015 – 10:59h

Até o final de julho, a Editora Adonis recebe inscrições para a quinta edição do Concurso Agostinho de Cultura, que premiará novos escritores com a publicação de livros.

Estão abertas, até o dia 31 de julho, as inscrições para a quinta edição do Concurso Agostinho de Cultura. Organizado anualmente pela Editora Adonis, o Concurso busca fomentar a produção literária aproximando escritores e mercado editorial por meio da publicação de textos originais.

Na edição de 2014/2015 os inscritos, maiores de 18 anos, podem apresentar originais em seis categorias (Primeiro Leitor, Leitor Iniciante, Leitor em Processo, Infantojuvenil, Neoleitor e a novidade: Poesia para todas as idades). Serão aceitas obras em prosa e poesia escritas em língua portuguesa. O escritor pode apresentar mais de um original.

Os critérios utilizados para avaliação dos textos inscritos são: qualidade do texto, trabalho estético com a linguagem, coerência e consistência do texto, construção do narrador, caracterização das personagens, ambientação e temporalidade, além de potencialidade interpretativa. Os textos serão selecionados por um júri especializado em literatura, nomeado pela própria editora e se mantém em segredo até a divulgação dos vencedores.

Os interessados devem enviar seus textos originais à Editora Adonis (Quinto Concurso Agostinho de Cultura – Endereço: Rua do Acetato, 189 – Distrito Industrial Abdo Najar – CEP: 13474-763) e possuir o Registro de Direito Autoral/EDA (Escritório de Direito Autoral), que tem por finalidade atribuir ao autor segurança quanto ao direito sobre sua obra (Lei nº 9.610/98). A identificação dos originais deverá ser feita por meio de pseudônimo escolhido pelo escritor.

O concurso é o principal meio de publicação de obras pelo selo Adonis e uma grande oportunidade para revelação de novos talentos. Desde sua primeira edição, em 2008, o concurso já publicou dezenas de títulos e revelou diversos escritores, entre eles Gabriel Araújo dos Santos, Teresa Candolo, Jacqueline Salgado, Patrícia Gibin de Oliveira, Ana Margarida Mignone, Atílio Bari, Vivian Ferreira e muitos outros.

Diferente dos anos anteriores, a quinta edição do concurso foi aberta em julho de 2014. Escritores do Brasil inteiro e demais países de língua portuguesa tiveram pouco mais de um ano para enviar seus originais.

Informações sobre  Quinto Concurso Agostinho de Cultura podem ser obtidas pelo telefone (19) 3471.5608 o por email contato@editoraadonis.com.br. O regulamento completo do concurso está disponível no site da editora www.editoraadonis.com.br/concurso.