“Delícias do Brasil”

6/8/2015 – 23:51h

Livro infantil da Zit Editora fala dos pratos típicos das regiões brasileiras em versos. A autora, Ieda de Oliveira, motiva crianças para a leitura, para o folclore, para os diversos sabores e mais ainda: para plantar, cultivar e cozinhar alimentos puros e saudáveis.

“No Norte a gente encontra

Uma sopa de turu

Um bicho de coco assado

E um gostoso de um beiju.”

“E o sarapatel no Nordeste?

A moqueca de surubim?

E o caruru e o vatapá?

É coisa que não tem fim.”

Todo o texto do livro é escrito com versos em redondilha maior, de sete sílabas, característicos das cantigas populares que conhecemos, como artifício pra rimar. “Delícias do Brasil” é o segundo volume da série ‘Folclore em versos”, lançado pela Zit Editora, em junho deste ano, no Salão do Livro da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. O primeiro volume se chama ‘Boitatá e Curupira’, também de autoria de Ieda de Oliveira, que fala desta experiência:

“Escrever para mim é uma delícia! Seja para contar histórias em prosa ou verso, o que gosto mesmo é de inovar! Fazer tudo de um modo diferente, de um jeito que ninguém nunca fez. Essa mistura entre poesia e conversa torna o nosso paladar literário diferente. Imagine um chef de cozinha: se ele quiser ter qualidade, não pode apenas fazer as receitas que já existem, tem de criar novas receitas, não é assim? Então, com o escritor é igual. Ele tem sempre que inventar um jeito novo de dizer as coisas para tornar a literatura mais ampla, instigante e saborosa.”

“No Centro-Oeste o tererê

Arroz com pequi e galinhada

Há canjiquinha com queijo

Peixe assado e passarinhada”.

“No Sudeste a feijoada

A paçoca de manedoim

O curau e a pamonha

E uma pipoca pra mim”.

“No Sul tem o barreado

Churrasco e bolo de pinhão

Boi e porco no rolete

E também o chimarrão”.

O livro é rico em cores. As belas ilustrações são criação de Luciana Grether Carvalho. O trabalho mereceu a apresentação do escritor Pedro Bandeira e também foi escrita em versos, que falam assim do livro: “São comidas e delícias/Cheirosinhas, temperadas/De dar água até na boca/De toda essa criançada”! / E no fim, você aprende/A fazer desta maneira/As receitas caprichadas/De Ieda de Oliveira”.

Ao final, a autora estimula as crianças para prepararem algumas receitas e ainda deixa dois recados importantes para elas: sempre preferir os alimentos plantados sem agrotóxicos e principalmente cultivá-los numa horta caseira.

Para comprar o livro, o leitor deve ir ao site da editora: http://ziteditora.com.br/publicacoes/infantil-e-juvenil/folclore-em-versos-delicias-do-brasil/

Ele também pode ser comprado nas livrarias.