Tiradentes faz cortejo literário

12/9/2015 – 11:54h

Enquanto Belo Horizonte vive o fim de semana da Virada Cultural, a cidade de Tiradentes, a 190 Km da capital, realiza o “Fluxo Literário”, que reúne 60 artistas nas ruas da cidade com intervenções teatrais, números circenses e muita música como parte da programação da sua Festa Literária. É durante toda a tarde deste sábado, 12 de setembro.

Os artistas tratam de temas pertinentes à sociedade e ao cotidiano dos moradores da cidade histórica (Foto: Divulgação)

Tendo como ponto de encontro a frente do Centro Cultural Arte em Construção, mais de 60 artistas de Cidade Tiradentes promovem uma festa pelas ruas do bairro. São intervenções teatrais, números circenses e muita música no cortejo “Fluxo Literário”, que acontece neste sábado, 12 de setembro. O evento integra uma das 70 atividades oferecidas na 1ª Flict – Festa Literária de Cidade Tiradentes, no Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes (CFCCT), entre outros espaços da região.

Cortejos como esse existem no bairro desde o surgimento de o Pombas Urbanas no loca , instituição que está promovendo a atividade, há 11 anos. Uma das organizadoras, Natali Santos, conta que os eventos surgiram para ser uma opção amigável aos jovens, que já se reuniam nas ruas para se divertir. “Quisemos dar continuidade a algo que já estava presente, mas que acontecia de uma forma muito violenta”, lembra.

Além de ser uma opção de lazer, a ideia deste encontro é divulgar o trabalho artístico desenvolvido na comunidade e mostrar a realidade local. Uma das novidades é a quantidade de artistas da região, o que reforça a sua potencialidade cultural. As encenações procuram dialogar com temas pertinentes à sociedade e o cotidiano dos moradores. “Pensamos em algo que pudesse agregar as pessoas de uma forma popular, além de ser uma ocupação do espaço público. Queremos tocar em muitos assuntos, um deles é a redução da maioridade penal”, explica Natali.

Pombas Urbanas nasceu em São Miguel, em 1989, como coletivo cultural. Em 2004, os oito integrantes se instalaram na Cidade Tiradentes para formar o Instituto, que realiza projetos em diversas áreas artísticas com foco no teatro. Hoje, eles são reconhecidos por diversas instituições como Funarte e Itaú-Unicef. Em outubro, para comemorar os 11 anos de atividades no local, os fundadores preparam o espetáculo “Cidade Desterrada”, que resgata toda essa memória.

Tiradentes está localizada no sudeste Mineiro, na micro região do Campo das Vertentes, e está inserida no circuito Turístico da Estrada Real. A cidade histórica possui fácil acesso aos grandes centro pelas rodovias BR 040 e BR 381 (Fernão Dias) que são interligadas pela BR 265 , principal via de acesso a nossa cidade.

Anote aí: concentração em frente ao Centro Cultural Arte em Construção. Avenida dos Metalúrgicos, 2100. Dia 12, das 14h às 19h. Grátis. Livre

Fonte: Portal da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo – Por Letícia Andrade