Brasileiros na Feira de Guadalajara

27/11/2015 – 12:44h

Entre os dias 28 de novembro e 6 de dezembro acontece a Feira Internacional do Livro de Guadalajara – FIL 2015, a maior dentre as nações hispano-americanas e a principal porta de acesso para os mercados estratégicos da América Latina e Estados Unidos. Para esta edição são esperados cerca de dois mil expositores, de mais de 40 países e um público que ultrapassa os 750 mil visitantes.

Em 2015, o estande brasileiro organizado pelo Brazilian Publishers (BP) – uma parceria da Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) será composto por 19 editoras. Essa participação superou a edição anterior, quando 11 empresas levaram seus títulos à FIL Guadalajara.

O balanço positivo registrado na Feira do Livro de Frankfurt deste ano, que deve gerar exportações no valor de US$ 500 mil – incluindo os negócios gerados para os próximos doze meses, reforça a expectativa positiva das editoras brasileiras com relação ao sucesso do evento em Guadalajara. “A alta do dólar e a crescente produção de qualidade do Brasil, que vem conquistando os mercados mundiais, mostram um cenário animador”, ressalta o gerente de Relações Internacionais da CBL, Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes.

“Contamos com uma nova identidade visual, que estampa os 90m2 de estande planejados pela brasileira 3A1. Também estamos reforçando nossa atuação como exportadores de conteúdo, que de fato somos, para mostrar ao mundo a riqueza da produção cultural brasileira”, explica Luiz Alvaro. “Além disso, reestruturamos a forma como são realizadas as reuniões de matchmaking, a fim de otimizar o tempo de duração do evento e favorecer encontros que propiciem negócios concretos”.

Dentre as novidades deste ano está o catálogo de rights em EPub, que abrange o conteúdo das editoras associadas ao Brazilian Publishers. “A lista de obras disponíveis sempre  foi impressa e, desde 2012, passamos a disponibilizá-la em PDF. Acreditamos que, com essa inovação, fruto de uma parceria com a editora O Fiel Carteiro, especializada em materiais digitais, abre-se a oportunidade de nos fortalecermos no exterior e profissionalizarmos, cada vez mais, nossa atuação no mercado internacional”, ressalta o presidente da CBL, Luís Antonio Torelli.

A escritora mineira Paula Pimenta é uma das convidadas do projeto brasileiro

Projeto Destinação Brasil e autores convidados

Em sua quarta edição consecutiva, o Projeto Destinação Brasil conta com a participação de autores brasileiros. Antônio Prata e Paula Pimenta irão a convite do evento e do projeto Brazilian Publishers. Eles serão responsáveis por retratar a diversidade do País em debates durante os três primeiros dias de evento.

A escritora Paula Pimenta diz que é uma honra representar o Brasil no México. Segundo ela, que já tem recebido recados das leitoras mexicanas nas redes sociais – todas ansiosas – a feira será muito emocionante. “Fico muito feliz por saber que estou mostrando um pouquinho do Brasil para o mundo. Este foi o ano em que mais lancei livros – quatro ao todo, muito bem recebidos pelo público. Além disso, vários autores brasileiros entraram nas listas de mais vendidos. Acho que as pessoas estão valorizando cada vez mais os autores nacionais. A profissão crescerá no Brasil! ” Os demais escritores foram convidados pelo evento.

Escritor Antônio Prata: oportunidade para saber o que se passa em outros países

Para o escritor Antônio Prata, participar de uma feira como a de Guadalajara representa a oportunidade de falar sobre a literatura brasileira e ouvir muito sobre o que se passa em outros países – principalmente os da América Latina. “Eventos como este servem não só para nós, escritores, nos aproximarmos mais do que está acontecendo lá fora, mas também para pensarmos sobre o nosso trabalho, sobre a nossa escrita”, detalha Prata.

A Feira Internacional do Livro de Guadalajara foi fundada há 29 anos pela Universidad de Guadalajara. É realizada no Centro de Exposições daquela cidade e sempre conta com um país homenageado. Este ano, o convidado de honra é o Reino Unido. O Brasil também já recebeu a láurea, em 2011. Site da feira:  http://www.fil.com.mx/info/info_fil.asp