Crianças escrevem junto com Ilan Brenman

23/11/2015 – 18:44h

Olha que legal: turmas da Educação Infantil ao 6º ano do Ensino Fundamental que participaram do projeto Oficinas do Texto, da Positivo Informática Tecnologia Educacional, recebem os pais para celebrar a entrega dos livros em cerimônia realizada pela escola e com presença do autor Ilan Brenman. As oficinas de texto já têm mais 1,2 milhões de livros produzidos por alunos de todo o país e parceria com grandes personalidades.

868 alunos de 34 turmas do Colégio Nossa Senhora do Rosário, em Curitiba – PR, que participaram, em 2015, do projeto Oficinas do Texto, da Positivo Informática Tecnologia Educacional, viveram um dia muito especial. Eles receberam, este mês, das mãos de professores, coordenadores e diretores o livro “O Elevador Mágico”, que escreveram em parceria com Ilan Brenman, um dos mais renomados escritores infantojuvenis do país com mais de 60 obras publicadas e premiado três vezes pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

A proposta de Ilan Brenman para as oficinas desse ano apresenta um mundo permeado de mistérios e aventuras. Tudo se passa em um elevador antigo e misterioso e que guarda uma surpresa em cada andar, como planetas, dinossauros e até navios piratas. As ilustrações são de Sérgio Magno e o texto fica a critério da imaginação e criatividade de cada aluno. Mas, a grande novidade desta edição é que durante as oficinas os alunos tiveram a oportunidade de gravar um áudio contando a história que criaram. O arquivo foi transformado em QRCOde e virá impresso no livro, permitindo que a criança ouça a narração em tablets ou smartphones.

Desde 2000, o projeto Oficinas do Texto estimula crianças e adolescentes a produzirem obras pela internet utilizando como base textos, ilustrações e enredos elaborados por grandes personalidades. Cerca de 1,2 milhões de exemplares já foram produzidos por alunos de todo o país. “A tecnologia é uma ferramenta valiosa também para incentivar a leitura a prática da escrita. Esse é um dos projetos mais bem sucedidos do Educacional. Não é à toa que há quinze anos faz parte da seleção de projetos colaborativos. A cada ano com novas propostas e atividades instigantes e inspiradoras”, afirma Andréa Maia de Santana, gerente de Portais Educacionais da Positivo Informática Tecnologia Educacional. Além de Brenman, em 2015, o projeto conta com a parceria de Ziraldo e Luis Fernando Verissimo.