O escritor Lázaro Ramos

11/11/2015 – 17:41h

Pouca gente sabe, mas o ator Lázaro Ramos também escreve histórias para crianças e já lançou três livros. O mais recente, da Pallas Editora, é “Caderno de Rimas do João”, 40 páginas, ilustrações de Maurício Negro.

Lázaro Ramos gosta de escrever ressaltando a cultura negra em seus personagens e contextos das histórias. Em entrevista à Folhinha, ele explicou: “Muitas vezes faltam referências de heróis negros. Esse rosto diverso é fundamental para a infância, não só para a criança negra, mas para toda e qualquer criança.” Segundo ele, “um pai que esteja atento, que queira que seu filho conviva com a diversidade, hoje consegue achar um bom catálogo na internet”.

“Caderno de Rimas do João” é um pequeno dicionário que explica palavras com rimas e trocadilhos produzidos a partir da sua experiência com o  filho de 4 anos de idade. Quem desejar adquirir o livro (que custa R$ 35,00)  pode recorrer ao site da editora em http://www.pallaseditora.com.br/produto/Caderno_de_rimas_do_Joao/287/5/

Em 2010, Lázaro Ramos lançou “A Velha Sentada” pela Editora Uirapuru.

A história do primeiro livro, “As Paparutas”, ele adaptou para teatro com muito sucesso.

“Os dois primeiros livros me ensinaram coisas. Acho que o primeiro era muito ‘verdinho’, escrevi com 21 anos de idade. Tem uma inocência ali, era só um pós-adolescente tentando dar uma explicação para uma memória afetiva de infância, não tem uma linguagem. Já a “Velha Sentada” tem uma pesquisa”.

Mas como o escritor Lázaro Ramos disse, na internet dá para encontrar bons livros que tratam da cultura africana para as crianças. Deixo aqui um link para os interessados baixarem vários contos consagrados: http://oincrivelze.com.br/2015/11/download-arquivo-com-34-contos-africanos/