“Guia das séries”

12/1/2016 – 12:45h

Para o público juvenil, o blog apresenta o livro das 100 séries de TV mais comentadas, discutidas e populares dos últimos 25 anos. Em uma curadoria das jornalistas Priscila Harumi e Vana Medeiros, o produto tem resenhas críticas de cada uma das séries selecionadas, com curiosidades e ponto de vistas das profissionais, que também são fãs e consumidoras. Além das resenhas críticas, há conteúdo interativo e engajador sobre o universo das séries no geral, como, por exemplo, como é gravada uma sitcom ou como tudo começou.

Desde que os canais pagos viraram febre no Brasil, a paixão pelas séries americanas aumentou e, ouve-se até, as pessoas falarem que “tal canal vai passar, nesse final de semana, a Maratona com os quatro primeiros episódios da série da moda”. Mas como uma série é produzida? Os pares românticos das séries perduram na vida real? Qual o seriado mais premiado de todos os tempos e qual artista mais bem pago? Como surge um sucesso de TV e quais são os maiores fracassos da história das séries? Como se qualifica um programa para uma premiação?

Para responder a essas perguntas, trazer curiosidades e de olho no crescimento de fãs das séries americanas, a Editora Évora, pelo selo Generale, possui em seu catálogo o “Guia das Séries – tudo que você queria saber sobre as mais importantes dos últimos anos” das especialistas Priscila Harumi e Vana Medeiros. A publicação conta com uma sinopse dos principais seriados em exibição ou que fizeram sucesso e marcaram décadas, com algumas curiosidades. O livro é totalmente ilustrado e conta com mais de 130 séries revisitadas, como –“Mad about you”, “Friends”, “Games of Thrones”, “30 Rock”, “CSI”, “Lost”, “Glee”, “Big Bang Theory”, “Bones”, “Arquivo X”, “ER”, “Gilmore Girls”, “Bates Motel”, “Two and a half men”, “Os Simpsons”, “Baywatch”, “Once upon a time”, entre outras.

Muita série já virou mania no Brasil e a gente nota isso nos bordões estampados nas camisetas e destacado em publicações. As autoras explicam como se faz medição da audiência e as diferenças entre o Brasil e os EUA, com os comparativos entre tv aberta e canais pagos, analisam as versões brasileiras das séries americanas.

“Guia das Séries – tudo o que você queria saber sobre as mais importantes dos últimos anos” pode ser um compêndio que reúne plots e spoilers nomeados pelas autoras como sendo bizarros; relaciona os seriados que nasceram de livros e traz um glossário especialmente criado para ajudar os viciados em séries, além de apresentar os mais importantes criadores de sucessos como JJ Abrams (Lost), Chuck Lorre (Two and a Half men e The Big Bang Theory), Vince Gilligan (Breaking Bad), Tina Fey (30 Rock), além de muitos outros, com um breve currículo e foto. O livro dá uma passada também pelos realities shows e aponta alguns crossovers que aconteceram durante os episódios – crossovers é quando duas séries diferentes compartilham o mesmo universo ficticio” – explicam as autoras.

“Guia das Séries, tudo que você queria saber sobre as mais importantes dos últimos anos” tem 264 páginas, custa R$ 79,90 e está disponível em todas as livrarias ou pelo site www.editoraevora.com.br.

As autoras

Priscila Harumi é profissional de comunicação e marketing com experiência em diferentes segmentos no mercado de entretenimento. Formada pela Faculdade Cásper Líbero e com curso de extensão em storytelling e transmídia pela ESPM, já ocupou posições nas áreas de publicidade, atendimento e conteúdo de séries de TV e filmes. Com passagem pela agência DM9DBB, Editora Globo e Editora Abril, foi coordenadora de marketing de seriados e atualmente é gerente de filmes em uma distribuidora internacional.

Vana Medeiros é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Desde 2006 trabalha na cobertura de noticiários ligados às séries de TV e já atuou no site Estrelando, nos portais UOL e R7 e na Revista Monet, da Editora Globo. Exerce também a função de dramaturga e roteirista e atualmente escreve para a Cia Trova 8 e para o Grupo Paulada de Drama Musical, em São Paulo.