Livro traz nome do leitor

24/1/2016 – 18:45h

O blog recebeu o convite de Naira Passoni para conhecer o projeto “O nome da gente” no site http://aprender.digital. Aliás, um site muito artístico, bonito e criativo. De cara, já revela que o projeto deve ser legal.

Super legal. A proposta da Naira, criadora do projeto, é criar livros customizados: com o nome de crianças de 3 a 6 anos de idade, um livro personalizável, formato de 23cm de largura por 20cm de altura, ao preço de R$49,90 mais o frete da entrega.

O projeto “O nome da Gente” incentiva a criança a reconhecer o seu nome escrito, as letras, os sons, a similaridade com outras palavras e propõe a participação da família, por meio da leitura e de forma prazerosa, no processo de alfabetização, explica a idealizadora.

Cada exemplar é produzido a partir do nome da criança. Para a personalização, o livro é totalmente feito sob demanda, por isso não é encontrado em livrarias.

“Nossa proposta parte da ideia de que o nome próprio é um importante elemento no processo da alfabetização infantil e nosso livro traz esse elemento a uma história leve e divertida, na qual uma folha de papel em branco, triste, busca alguém que possa lhe rabiscar, escrever, desenhar. Como cada exemplar é personalizado com o nome da criança que vai recebê-lo, cada uma delas é também personagem do seu próprio livro, o que torna tudo ainda mais legal,” explica Naira.

Vale a pena clicar no site. Este projeto me fez lembrar uma experiência com minha afilhada, Thaís. Quando ela estava para ser alfabetizada, encomendei um livro com o nome dela. Outro dia ela me confessou: guarda o livro até hoje. E ela tem 30 anos de idade.  A criança que ganhar um livro com o nome dela, certamente, vai guardá-lo para sempre. Assim como a Thaís.