“O pinguim que morria de frio”

18/1/2016 – 23:10h

Livro de Clovis Levi, lançado pela Editora Viajante do Tempo, traz cinco histórias bastante criativas para as crianças. “Histórias como estas são uma aventura de risco no mundo da literatura para os mais novos”, avalia Leonor Riscado, doutora em Literatura, professora da Escola Superior de Educação de Coimbra, Portugal.

O texto do autor é uma brincadeira bem humorada. A começar por “O pinguim que morria de frio”, que fala de um pinguim que é o contrário dos outros: onde os demais são pretos, ele é branco; no lugar de branco, ele é preto. Ainda morre de frio e vive gripado, sente-se vazio e solitário; sonha com o sol e o calor etc. E por ser assim tão ao contrário, o seu nome é Guim-Pin.

Outra história “Camelo com tromba de elefante” ressalta uma personagem, a Pri, de muita imaginação e criatividade, sem papa na língua, que sempre cria uma situação engraçada diante da família. E o elefante? Boa pergunta para a Pri responder…

“E voaram um voo deslumbrante” narra a paixão impossível entre uma cadelinha chihuahua e um cão pitbull. Retrata a crueldade de quem abandona os seus animais domésticos, o sofrimento destes bichinhos e a dedicação de quem cuida deles.

“Mãe, quem troca as fraldas de Deus”? Essa pergunta é feita incessantemente por Anabela à sua mãe. A cada resposta, a menina se enrosca mais tentando entender sobre as origens de Deus e sobre quem cuida dele. Muito interessante os diálogos criados pelo autor.

Finalmente, “A bunda que queria andar na frente” é a história de uma palhaça que perde o bumbum no meio da festa da escola, o bumbum saiu para passear…

Clovis Levi nasceu no Rio de Janeiro, em 1944. É autor do livro juvenil “O beco do pânico” (Globo Livros) e dos infantis “A cadeira que queria ser sofá” e outros contos, contemplado com o Prêmio Nacional de Ilustração de Portugal em 2012 e “Proibido pensar”, ambos publicados pela Viajante do Tempo. É autor, encenador e professor de teatro na CAL – Centro de Artes de Laranjeiras, onde dá aulas para adolescentes e adultos. Escreveu várias peças teatrais, entre elas, “Se chovesse, vocês estragavam todos”, em coautoria com Tania Pacheco, que recebeu o Prêmio Governo Estado de São Paulo/Melhor Texto. Para a televisão, redigiu o seriado O Bem Amado, a minissérie DNA e as novelas Mandacaru e O Todo Poderoso.

Onde comprar: http://www.travessa.com.br/o-pinguim-que-morria-de-frio-e-outras-historias/artigo/7dd048d0-2a5d-4da6-a197-9a2e407ddda7 Preço R$ 28,00