“O rabo do rato”

8/1/2016 – 23:15h

* O blog esteve inativo por alguns dias, mas estamos retornando às atividades.

* Ainda é tempo de desejar aos visitantes desta página um ano de muitas realizações. Ao mundo da literatura e da criança, espero 2016 movimentado com lançamentos, eventos e novidades.

* Para começar, vamos falar de “O rabo do rato”, um lançamento da Aletria Editora. Aliás, um belo lançamento como é próprio da editora: com todo o cuidado para oferecer literatura de qualidade para as crianças e projetos gráficos impecáveis.

A autora é Balbina Oliveira, que lança seu segundo livro. Quem ilustrou foi Nilcemar Bejar, que diz assim de sua atividade: “Ilustrar é deixar uma janela aberta para nossa imaginação, um jeito muito legal de conhecer novas histórias e uma maneira de participar do mundo encantado de cada um, escritores e leitores”.

A história parece que é mais uma entre as inúmeras brigas entre rato e gato. Engano. Ao começar a leitura, descobrimos outros bichos na aventura de um ratinho “sabido e inteligente que morava numa fazenda” e perdeu o rabo:

“O rato veio por trás e zás!

Quase o agarrou inteiro!

Mas conseguiu pegar

Apenas o seu rabinho”.

O ratinho vai atrás de seu rabo. E nesta busca, a história se movimenta com a participação de outros personagens da fazenda, além do gato: a vaca, o milharal, um rio e até um médico. Não foi fácil recuperar o rabo, mas o ratinho conseguiu.

“Esta história

Entrou pelo bico do pinto

E saiu pelo rabo do rato,

Quem quiser mais

Que conte outras quatro”.

O livro está à venda no site www.aletria.com.br. O exemplar custa R$ 25,00