Internet favorece uso das bibliotecas

20/3/2016 – 20:22h

1- Parceria com biblioteca 100% digital

O Portal R7.com fez parceria com biblioteca digital interativa Elefante Letrado com conteúdo dirigido especialmente às crianças.


O R7.com anuncia parceria com o Elefante Letrado, primeira biblioteca digital infantil online do Brasil. Destinado a crianças dos três aos dez anos de idade, tem mais de 800 livros digitais em português e inglês. Os livros são selecionados cuidadosamente e divididos em níveis adequados para cada idade. O objetivo é sempre motivar nas crianças o interesse pela leitura.
A biblioteca pode ser acessada através de computadores, tablets e notebooks. Os pais têm à disposição diversas opções de planos e preços para assinar o serviço. Ao final de cada livro, jogos e atividades avaliam o nível de compreensão do leitor. Ao ler, as crianças vão acumulando pontos e avançando para novos níveis. Com isso, o Elefante Letrado faz da leitura uma atividade lúdica e prazerosa. As crianças pequenas, que ainda não sabem ler, podem ouvir os livros na opção áudio.
Para o Superintendente de Estratégia Multiplataforma da Rede Record, Antonio Guerreiro, “A linguagem diferenciada dos vídeos conteúdos do Elefante Letrado combina com a nossa constante inquietude e busca por novas formas de criação e entrega de conteúdo”.  Para a sócia fundadora do Elefante Letrado, Scheila Vontobel, a aprendizagem mais importante de uma vida acontece na infância: “Aprender a ler é conquistar a chave de acesso para a sociedade do conhecimento. E é na infância que a leitura tem que entrar na vida das pessoas”.
Com mais de 10 mil usuários, a biblioteca já conta com mais de 100 mil livros lidos. Sucesso entre os professores, o Elefante Letrado já está presente em mais de 110 escolas no Brasil e no exterior, e anuncia para breve a inclusão de obras de Ziraldo e Monteiro Lobato.

O portal

Desde sua fundação, em 2009, o R7 vem transformando a maneira como o brasileiro usa a internet. Hoje o R7 serve uma comunidade de mais de 40 milhões de usuários por mês. É um dos maiores portais de conteúdo do Brasil, líder nas redes sociais e em audiência mobile, e vencedor de diversos prêmios internacionais. A equipe do R7 é também responsável pelos conteúdos transmídia dos canais do Grupo Record, Record e Record News. Em 2015, o portal lançou o R7 Play, serviço de video on demand que oferece assinatura do conteúdo da Record e produções originais do R7 para acesso em celular, tablet e computador.

2- Clique no site para conferir acervo da biblioteca

Há muito o usuário esperava por essa: a Biblioteca Pública de Minas lançou site este mês para facilitar atendimento ao leitor.

O acervo da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa agora pode ser consultado no site www.bibliotecapublica.mg.gov.br. A página online, que irá facilitar o atendimento aos leitores, foi lançada recentemente pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC).
A novidade promete beneficiar, também, os portadores de deficiência visual e auditiva que, até então, não tinham um canal de comunicação online com o órgão.
No site, além do histórico da biblioteca, que tem 62 anos, os leitores terão acesso aos 570 mil títulos que constam no acervo.
Antes da página, todo o atendimento ao público ocorria por telefone, por e-mail ou presencialmente, o que, segundo o superintendente de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, Lucas Guimaraens, tornava o atendimento à população limitado e demorado.
Com o site será possível, por exemplo, imprimir textos literários, obter orientações para doações de livros e ficar por dentro dos editais. Na página também estão reunidas informações como dados sobre o autor e quantidades disponíveis para pesquisa e/ou locação na biblioteca.
Atualmente, mais de 100 mil pessoas são associadas da biblioteca.

Fonte: Hoje em Dia