“Memórias de uma girafa”

10

Ricamente ilustrado por Kevelyn Oliveira e com projeto gráfico no formato de livro sanfonado (as páginas vão se desdobrando e permitindo outras descobertas ao leitor), “Memórias de uma girafa” foi inspirado em uma atividade escolar sobre conto etiológico feita por Clarice Ferreira Verano _ autora _ quando cursava o 3º ano do Ensino Fundamental 1, em 2013.

Conto etiológico é o “conto popular que explica e justifica a razão de ser de um aspecto, forma, propriedade, caráter e disposição de um ser animal, vegetal ou mineral”, como define o Tesauro de folclore e cultura popular do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/Ministério da Cultura (CNFCP-IPHAN/MinC).

Quando estimulada a preparar seu conto etiológico, Clarice pensou em uma história que ao mesmo tempo desvendasse dois grandes “enigmas” da Terra: o porquê de a girafa ter um pescoço tão comprido e o motivo do desmembramento de Brasil e África. Cerca de três anos depois, sua história foi reescrita por ela e seu pai, o editor Paulo Verano. “Memórias de uma girafa” é um livro de ficção, imaginativo e lúdico, que, ao recriar livremente a realidade, deseja estimular a curiosidade e a pesquisa. A concepção gráfica é de Angela Mendes.

3

Os autores

Clarice Ferreira Verano é estudante e está no 6º ano do Ensino Fundamental 2. Adora ler e escrever e sempre está inventando uma coisa nova para fazer. Gosta de dançar, de desenhar e de cozinhar. Tem também uma cachorrinha — a Pipoca — que diz ser a mais linda do mundo. Formam uma boa dupla e adoram brincar.

Paulo Verano é editor desde 1993, tendo atuado em diversas editoras. Foi gerente editorial de Literatura Infantojuvenil das editoras Ática/Scipione (2014-2015) e diretor editorial no Grupo Planeta (2006-2011), entre outros cargos. Gosta muito de livros, de arte, de música e de viajar. Escreveu com outros amigos o livro infantil Adoro listas! (Nova Fronteira, 2014), em que os dois personagens principais são uma zebra e um elefante. Aliás, eles se dariam muito bem com a girafa desta história.

Kevelyn Oliveira é ilustrador e estudante de design gráfico. Adora assistir desenhos animados e sempre perde a hora por causa disso. É fã do Batman e das Meninas Superpoderosas. Tem uma coleção de meias engraçadas e seu sonho é ter vários gatos em casa.

O livro custa R4 29,90 e o lançamento é da Editora Barbatana:

http://www.edicoesbarbatana.com.br/pd-32c929-memorias-de-uma-girafa.html?ct=&p=1&s=1>2

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *