Na Bienal, o espaço infantil é da “Mônica”

Que tal mergulhar no universo da Turma da Mônica, brincar até cansar, completar sua coleção de livros e ainda ver o Maurício de Sousa ao vivo? Tudo isso e mais um pouco, é possível na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que começou hoje, dia 26 e vai até o dia 4 de setembro, no pavilhão do Anhembi.

turma-da-monica-1

O espaço infantil da Bienal é da Turma da Mônica, que todos os anos tem presença garantida no evento literário. Mais de 50 países já publicam a Turma da Mônica. Só no Brasil, são 50 anos de periodicidade ininterrupta, desde o lançamento da revista número 1.

A 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo oferece 500 m² recheados de atrações e atividades especiais durante seus 10 dias de programação. Para começar, você é recepcionado por uma “pequena” Mônica de três metros de altura e um globo terrestre, no qual é possível ver todas as partes do mundo onde a turminha da dentuça mais famosa do Brasil se encontra. Pois é, eles cresceram e já rodaram vários países!

Quem quiser, ainda pode deixar sua colaboração artística nos painéis estampados com os personagens. Ah, todo o material é fornecido pela BIC, não precisa se preocupar. Feito isso, é chegada a hora de crianças e adultos (claro, por que não voltar à infância?!) conhecerem a área intitulada “No Mundo das Histórias em Quadrinhos”. A diversão é garantida com o famoso escorregador de rolinhos, que marcou gerações no Parque da Mônica, uma parede de escalada, o teatro de fantoches e um espaço de colorir.

Espaço-infantil-Mauricio-de-Souza-na-Bienal-do-livro

Ainda tem mais: a exposição comemorativa “Maurício 80” traz uma linha do tempo com os melhores momentos da vida do Maurício de Sousa, desde quando era um jovem desenhista, na década de 1960, até os dias atuais, nos quais tem uma equipe toda trabalhando em prol dos personagens. Parte desses artistas, inclusive, você encontra no estúdio montado na #BienaldoLivroSP produzindo quadrinhos ao vivo.

Por lá, você ainda encontra um totem interativo onde vai ser possível customizar o seu próprio avatar. Dá para escolher a roupa, a cor de pele, o cabelos, os olhos e acessórios… imprimir em um cartaz, na hora, e levar de graça para casa como recordação. E não se esqueça de passar na tradicional Livraria da Turma da Mônica criada em parceria com a Editora Girassol. São centenas de gibis e livros, incluindo os últimos lançamentos, dos personagens da Turma.

monica1_vl

Presença em carne e osso

Mônica Sousa, em carne e osso, a filha de Maurício de Sousa (foto acima), que inspirou o personagem, estará presente nos próximos dias 27 e 28 de agosto (sábado e domingo) e 3 de setembro (sábado) dando autógrafos na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. As sessões de autógrafo irão acontecer nos estandes de cinco editora: no sábado (27) às 18h Mônica estará no espaço da Editora Boa Nova; no domingo (28) às 14h na Editora Ave Maria e às 16h a sessão será no estande da Editora Girassol. Já no sábado dia 3 de setembro os autógrafos acontecerão na Editora Santuário às 11h e as 15h na Editora Gente.

As senhas para participar das sessões serão limitadas e o participante deve adquirir um dos livros da Turminha no estande da editora escolhida para receber seu autógrafo e tirar fotos.

senac-233x300No dia 28, domingo, Mônica Sousa participará de um bate papo com o chef Jefferson Rueda, do restaurante A casa do Porco Bar, que falará sobre o livro “A Cozinha Caipira do Chico Bento”, no espaço da Editora SENAC. Os dois farão juntos uma receita que será servida para os participantes. O encontro inicia às 10h, serão 70 senhas distribuídas pela editora.

A Mauricio de Sousa Produções (MSP), na  área editorial, possui um dos maiores estúdios do setor no mundo e alcançou o número de 300 títulos até hoje, com mais de 80% do mercado de histórias em quadrinhos. A companhia é responsável pela criação de 400 personagens, que já venderam mais 1 bilhão de revistas, responsáveis pela alfabetização informal de milhões de brasileiros. A MSP investe em tradição com inovação e produz hoje conteúdos em todas as plataformas com a mais alta tecnologia alinhando educação, cultura e entretenimento. No licenciamento, a MSP trabalha com média de 150 empresas que utilizam seus personagens em mais de 3 mil itens.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *