Retratos da Leitura no Brasil 4

Instituto Pró-Livro lançou livro com análises de pesquisa sobre hábitos de leitura do brasileiro na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Esta é uma obra para consulta permanente. Abaixo do post, um link para baixar a pesquisa na íntegra.

 

4e54Na agenda do Instituto Pró-Livro (IPL) para a 24ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que está acontecendo até 4 de setembro de 2016, no Anhembi, em São Paulo, consta o lançamento do livro sobre a 4ª edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, levantamento que é considerado o maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, promove encontro com especialistas, além de organizar um painel sobre bibliotecas.

Para o lançamento do livro, o IPL convidou alguns de seus coautores para um debate sobre os resultados da pesquisa e para discorrerem acerca das análises que fizeram da pesquisa na obra.

O “Encontro com os Autores – Leitura da Retratos da Leitura” começou  no sábado e termina hoje. No primeiro dia de debate, os presidentes das instituições mantenedoras do IPL, Marcos da Veiga Pereira (IPL e SNEL), Luís Antonio Torelli (CBL), e Antonio Luiz Rios da Silva (ABRELIVROS) fizeram a abertura, avaliando a importância da pesquisa e do livro. Em seguida, realizou-se um encontro com alguns dos autores e suas reflexões sobre a pesquisa, entre eles, Cristovam Buarque, José Castilho Marques Neto, Carlos Carrenho e João Ceccantini. A mediação do debate foi da coordenadora da Pesquisa e organizadora do livro Zoara Failla.

Hoje, em parceria com a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB) e com o apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL), acontece o painel “Retratos da Leitura no Brasil: Uso e percepções sobre as Bibliotecas”, que aprofundará os dados da pesquisa acerca das bibliotecas públicas e escolares e é voltado para os gestores, especialistas e profissionais deste setor no país.

Sobre o livro

Entre os analistas da pesquisa que elaboraram o livro e os temas abordados estão:

Prefácio – Transformar o Retrato da Leitura no Brasil – um desafio da sociedade brasileira, por Marcos da Veiga Pereira; Avanços na leitura: caminho para a formação de cidadãos ativos, por Antonio Luiz Rios, Luis Antonio Torelli e Marcos da Veiga Pereira; Introdução – “Retratos” – Leituras sobre o comportamento leitor do brasileiro, por Zoara Failla; Capítulo I – Deslumbre e Entendimento, por Cristovam Buarque; Capítulo II – A História de uma Paixão de Leitor a Autor, por Walcyr Carrasco; Capítulo III – Retratos da Leitura no Brasil e as Políticas Públicas – fazer crescer a leitura na contra corrente – Revelações, Desafios e alguns resultados, por José Castilho Marques Neto; Capítulo IV – A Biblioteca, um barulho necessário de dentro para fora, por Volnei Canônica; Capítulo V – Mentira que parece verdade: os jovens não leem e não gostam de ler, por João Cecanttini; Capítulo VI – O que os livros digitais representam para o aumento da leitura? O que diz a Retratos da Leitura sobre quem lê nesse suporte?, por Carlo Carrenho; Capítulo VII – Números e Letras no Mundo dos Livros, por Marisa Lajolo; Capítulo VIII – Leitura e Mercado de Livros no Brasil: os resultados de duas diferentes pesquisas (Retratos e FIPE), por Leda Maria Paulani; Capítulo IX – Comportamento Leitor e o acesso ao livro no Brasil em comparação com outros países da América Latina, por Bernardo Jaramillo e Lênin Monark (CERLALC-UNESCO).

Dados da pesquisa

A quarta edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil apresenta dados como: Perfil da Amostra; Perfil do Leitor de Livros; O comportamento Leitor do Brasileiro: Motivações e Hábitos de Leitura, Leitores e Não Leitores e Como os leitores Leem- Frequência e Intensidade da Leitura; Gosto pela Leitura; O que lê; Principais Influenciadores; Barreiras a Leitura; O que gosta de fazer no tempo livre; A leitura no Imaginário do Brasileiro – Representações; Indicadores de leitura e série histórica; Leituras em meio digital; Acesso aos Livros – Consumo; Percepções e Uso das Bibliotecas e Percepções sobre Bibliotecas Escolares e Universitárias.

Sobre o Instituto Pró-Livro

O Instituto Pró-Livro (IPL), foi criado no final de 2006 pelas entidades do livro – Abrelivros, CBL e SNEL, com o objetivo principal de fomento à leitura e à difusão do livro. Iniciou suas atividades em 2007. Atualmente é mantido pelas entidades fundadoras e contribuições voluntarias de editoras. As entidades do livro, representando a cadeia produtiva, fundaram o Instituto Pró-Livro assumindo o compromisso de responsabilid ade social junto a representantes do governo e sociedade civil, para a promoção de ações de fomento à leitura, orientado pela missão de transformar o Brasil em um país de leitores. O IPL realiza periodicamente a pesquisa Retratos da Leitura do Brasil, maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, para avaliar impactos, orientar políticas públicas do livro e da leitura, promover a reflexão e estudos sobre os hábitos de leitura do brasileiro e, desta forma, melhorar os indicadores de leitura e o acesso ao livro. www.prolivro.org.br

Conheça a pesquisa na íntegra:

http://prolivro.org.br/home/images/2016/Pesquisa_Retratos_da_Leitura_no_Brasil_-_2015.pdf

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *