“Frida Kahlo”

images-2A artista plástica mexicana Frida Kahlo é o primeiro nome da coleção Antiprincesas, Editora Chirimbote.  A biografia é de autoria de Nadia Fink, ilustrações de Pitu Saá, dirigida aos leitores infantis e juvenis com um lembrete de capa: “para meninas e meninos”. São 26 páginas interativas, com fotos de Frida Kahlo, ilustrações fortes e textos variados: narrativa, dados biográficos, lembretes, destaques entre outros.

“Decidimos nos aventurar e conhecer um pouco sobre grandes mulheres e homens da nossa história. E começamos por uma das muitas mulheres que não se conformaram em fazer o que esperavam delas. Por isto Frida Kahlo é nossa primeira antiprincesa (ou princesa asteca, talvez): uma mulher que mostrou o corpo embora fosse manca, que pintou em uma tela os momentos mais tristes e mais felizes de sua vida, que, apesar de todos os seus sofrimentos físicos, procurou a arte, a alegria e lutou pelo bem do mundo não só para ela, mas também para muitas outras pessoas”, destacam os editores.

imagestwklfzt4Para começar a biografia, a autora informa que Frida Kahlo nasceu no dia 6 de julho de 1907 e destaca a primeira decisão da moça de dirigir seu destino: ela sempre disse que nasceu em 1910, por que neste ano iniciou em seu país uma grande revolução de camponeses. Frida explicou que ela e o México tinham nascido juntos.

A biografia prossegue com a influência do trabalho do pai na vida da artista, os estudos, as graves consequências de um acidente de ônibus, os autoretratos que se originaram no período de sua recuperação. Para que a acompanhassem em sua solidão, acrescentava animais nos quadros que pintava de si mesmo: macacos, cachorros, cervos e papagaios passeavam por seus quadros. A análise da obra e sua corrente artística é um dos pontos fortes do livro.

untitled-4Gostei da atitude da autora ao narrar a vida da artista sem censura nem julgamento: fala do casamento por conveniência, dos amores concomitantes que ambos viveram e o desinteresse de Frida Kahlo em lutar pela vida e sua consequente morte. É um livro que realmente deve ir para as mãos dos leitores. Com certeza, vai cativá-los para prosseguir na leitura com os demais livros da coleção.

untitled-2

 

A distribuição/fornecimento das coleções para todo o território nacional é feita pela SUR. Fones 48- 3233 2115 / 48- 3233 3200  www.surlivro.com.br  /atendimento@surlivro.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *