29/10 é o Dia Nacional do livro

A data homenageia fundação da Biblioteca Nacional do Rio, que é considerada uma das dez maiores do mundo. Debates e lançamentos de livros celebram a data.

dia-nacional-do-livro_010O Dia Nacional do Livro é celebrado, em todo o Brasil, em 29 de outubro. A data é uma homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Brasil em 1810. A Biblioteca fica na cidade do Rio de Janeiro e é considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas no gênero do mundo e também a maior biblioteca da América Latina.

O núcleo original de seu poderoso acervo, calculado hoje em cerca de 9 milhões de itens, é a antiga livraria de D. José, organizada sob a inspiração de Diogo Barbosa Machado, Abade de Santo Adrião de Sever, para substituir a Livraria Real, cuja origem remontava às coleções de livros de D. João I e de seu filho D. Duarte, e que foi consumida pelo incêndio que se seguiu ao terremoto de Lisboa de 1º de novembro de 1755.

Segundo dados do site Brasil Escola, para a primeira biblioteca do Brasil, Portugal disponibilizou um acervo bibliográfico muito rico, vindos da Real Biblioteca Portuguesa, com mais de sessenta mil objetos. O acervo era composto por medalhas, moedas, livros, manuscritos, mapas etc. As primeiras acomodações da Biblioteca foram em salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na cidade do Rio de Janeiro.

A escolha da data para celebrar o Dia Nacional do Livro foi em razão da transferência da mesma para outro local, no dia 29 de outubro de 1810, fundando-se assim a Biblioteca Nacional do Livro, pela coroa portuguesa. Da data da fundação até por volta de 1914, para se fazer consultas aos materiais da biblioteca era necessária uma autorização prévia.

O primeiro livro publicado no Brasil foi Marília de Dirceu, escrito por Tomás Antônio Gonzaga. Na época, o imperador do país fazia uma leitura prévia dos mesmos, a fim de liberar ou não o seu conteúdo, funcionando como censura. Em 1925, Monteiro Lobato, escritor e editor, autor do Jeca Tatu e do Sítio do Picapau Amarelo, fundou a Companhia Editora Nacional, trazendo grandes possibilidades de crescimento editorial para o Brasil.

14601097_10154269282098052_4390518417222573893_n

“Um dia, um rio”, lançamento em Belo Horizonte

O grave acidente ambiental de rompimento da barreira de lama da Samarco, em 5 de novembro de 2015, no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, Minas Gerais, é tema do livro infantojuvenil escrito por Leo Cunha e ilustrado por André Neves. A editora Pulo do Gato promove o lançamento em Belo Horizonte, dia 29/10, às 16 horas, no Espaço Idea, Rua Bernardo Guimarães, 1200. O lançamento será promovido junto com um bate papo com os autores seguido da venda de livros e sessão de autógrafos.

No dia 9/11, a editora promove mais um lançamento, durante a 62ª Feira do Livro de Porto Alegre, que começa hoje, dia 28/10 e segue até o dia 15 de novembro.

3i35Editora do Brasil debate sobre Literatura Infantil e Juvenil no Rio

A Editora do Brasil realiza no dia Nacional do Livro, às 14h, na Livraria Travessa, Leblon, (auditório Shopping Leblon – Av. Afrânio de Melo Franco, 290 Rio de Janeiro, RJ) uma mesa-redonda sobre Literatura Infantil e Juvenil. O debate se proporá a responder a seguinte questão:

“No mundo moderno, tecnológico e aparentemente mais atrativo, não há mais espaço para o bom e velho ato de contar histórias?”.

O evento terá a presença de importantes autores infanto-juvenis Anna Claudia Ramos, Ivan Jaf, Júlio Emílio Braz e Rogério Andrade Barbosa. A mediação do encontro será de José Prado. Após o debate, os autores autografarão seus últimos lançamentos publicados pela Editora do Brasil. Entre as novas publicações estão: “As outras pessoas”, de Ivan Jaf; “Corrupto!” e “Um encontro com a liberdade”, de Júlio Emílio Braz; “Danite e o Leão”, de Rogério Andrade Barbosa e “De metamorfoses e de sonhos”, de Anna Claudia Ramos.

 14656334_10207677978048438_2158385735866092470_n

“A Tartaruga e o coelho: uma outra história”, mais um lançamento em BH

A Rona Editora convida para os lançamentos dos livros “A Tartaruga e o Coelho: Uma outra história”, de Beatriz Myrrha, com ilustrações de Suryara Bernardi e “Caí do Ninho”, de Cecília Cavalieri França, com ilustrações de Fabiana Queiroga. Os autores estarão presentes neste sábado, dia 29 de outubro, das 16h às 17h, no Museu dos Brinquedos. Avenida Afonso Pena, 2564. Funcionários

Durante o lançamento, vai ter contação de histórias com Beatriz Myrrha e autógrafos das escritoras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *