“De caso com a palavra”

A escritora Cléo Busatto (foto abaixo) lança o projeto literário que, ao todo, vai percorrer 18 cidades do Paraná com oficinas e fórum gratuitos sobre literatura. Até início de dezembro serão quatro regiões do Estado.

image001

A partir do mês de outubro, 18 cidades paranaenses irão receber o projeto literário “De caso com a palavra: segunda edição”, de autoria da escritora Cleo Busatto. O projeto visa à formação de atendentes de bibliotecas, bibliotecários e mediadores de leitura da Rede de Bibliotecas Públicas do Paraná, das bibliotecas escolares e de instituições da comunidade, por meio de duas ações: a oficina de formação de mediadores e o fórum sobre leitura e literatura.  O fórum terá a participação de grandes nomes da literatura, como Luís Henrique Pellanda, Alicce Oliveira, Mari Inês Piekas e Marta Morais da Costa, e as oficinas serão ministradas por Cléo Busatto.

“O projeto chega à segunda edição com o propósito de formar mediadores que tornem a literatura  mais acessível e parte do cotidiano. Nosso objetivo é formar atendentes qualificados e que possam formar leitores mais conscientes”, conta Cléo Busatto.  A primeira edição do “De caso com a palavra”, que aconteceu entre 2012 e 2013, formou 470 profissionais do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais PR e beneficiou 5,7 mil pessoas.

A oficina de formação de mediadores de leitura é intitulada “Leitura literária: promoção e formação do mediador” e irá capacitar mediadores de leitura, por meio da integração da palavra falada e da palavra escrita às diversas áreas de conhecimento. O fórum, que inicia somente a partir de setembro de 2017, irá apresentar o tema “Os efeitos e afetos da literatura na nossa vida”. A participação na oficina acontece mediante inscrição no site http://cleobusatto.com.br/ e é gratuita, com quatro vagas disponíveis por município. A formação integra as metas estabelecidas para o Plano Estadual do Livro, Leitura e Literatura – PELLL.

banner_site_cleo_ok

Calendário para 2016

Medianeira: 18, 19 e 20 outubro de 2016

Guaíra: 8, 9 e 10 novembro de 2016

Ampére: 22, 23 e 24 novembro de 2016

Pato Branco: 6, 7 e 8 dezembro de 2016

Carga Horária: 40 horas

20 horas presenciais:

1º dia: 8h30 às 12h30 – 14h às 18h

2º dia: 8h30 às 12h30 – 14h às 18h

3º dia: 8h às 12h

20 horas-atividade (Elaboração e aplicação de projeto)

Sobre a escritora

Cléo Busatto é uma artista da palavra. Autora de mais de 20 obras, entre literatura para crianças e jovens, teóricos sobre oralidade e CD-ROMs, que venderam em torno de 190 mil exemplares. Catarinense radicada em Curitiba (PR), Cleo é mestre em teoria literária pela Universidade Federal de Santa Catarina e pesquisadora transdisciplinar, formada pelo Centro de Educação Transdisciplinar de São Paulo.

Nos últimos cinco anos, como narradora oral, contou histórias para mais de 100 mil pessoas no Brasil e exterior, e como especialista e mediadora de projetos sobre oralidade, leitura e literatura, formou mais de 50 mil pessoas. Como escritora infantojuvenil é autora de A Fofa do Terceiro Andar, Mitologia dos 4 Elementos, Paiquerê, O Florista e a Gata, entre outras obras.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *