O exemplo da família

91573959-eaa8-4021-a83e-6c127c811ff1

A escritora Ana Maria Machado foi homenageada na 6ª edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que aconteceu este mês, (de 13 a 16/10), na histórica cidade baiana, localizada a 130 km de Salvador. Em entrevista ao jornalista Roberto Midlej, do Correio 24Horas, ela voltou a falar sobre um ponto que muito preocupa os pais: os filhos que não gostam de ler. Como estimular as crianças para a leitura? Ana Maria Machado responde:

images-2“O que estimula a criança a ler é o exemplo. O exemplo estimula a aprender qualquer coisa. Se a criança come de garfo e faca é porque vê os pais comerem assim. Mas se ela mora numa sociedade, onde adultos comem com a mão, ela vai comer com a mão. Então, se ela mora numa família ou numa sociedade em que ninguém lê, ela não vai se interessar por leitura. Mas se as pessoas em volta dela leem e falam sobre livros, ela vai se interessar, porque ler é uma atividade como outra qualquer. Eu tive uma livraria por 18 anos no Rio de Janeiro e nunca encontrei uma criança que não gostasse de ler. Ela podia não gostar de ler um ou outro tipo de livro, mas logo descobria outro, futucava e encontrava. E a concorrência da leitura com outras coisas, sempre houve”.

images-4A carioca Ana Maria Machado, 74 anos de idade, escreve há 40 anos. Tem mais de 100 livros publicados (dos quais 9 romances e 8 de ensaios), mais de vinte milhões de exemplares vendidos, publicados em vinte idiomas e 26 países. Ela é vencedora do Prêmio Jabuti por três vezes e ganhou também o mais importante prêmio da literatura infantojuvenil mundial: o Hans Christian Andersen, pelo conjunto da sua obra, em2000 além de outros prêmios internacionais. Durante dois anos, 2011 a 2013, presidiu a Academia Brasileira de Letras.

images-3

No link, a relação de livros infantis dessa escritora: http://www.anamariamachado.com/livros/infantis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *