A alegria do projeto “Café, pão e texto”

untitledColo de avó

Tem avó que é diferente, / nada de cachorro, gato,/ cavalo ou duende.
Galinha de estimação / é o que a avó carrega / feito mapa do tesouro,
para lá e para cá / (parecem duas dançarinas) e para quem conta / os seus segredos, fala do tempo, / do que vai colher, do que vai plantar.

A galinha concorda: có,/ discorda: cócó, / Às vezes dorme, às vezes acorda
e muitas vezes esquece / que a avó não é galinha.
Apesar de tão quentinha,/ a avó é gente. (Livro “Colo de avó”)

A poesia é da carioca Roseana Murray, que assina cerca de 100 livros e valiosos projetos literários, entre eles, o “Café, Pão  e Texto” que é realizado em sua residência naturalmente ao sabor de pães, bolos, biscoitos, doces, café e outros quitutes por ela preparados para receber periodicamente alunos e professores de escolas públicas da região. O carinho com que o encontro é promovido e a imersão em poemas e histórias de literatura apurada fazem as crianças se encantarem com a leitura e os livros _ um momento marcante que, com certeza, vai ficar para sempre na lembrança delas.

Roseana explica para o blog que este projeto começou com o de “Uma Onda de Leitura”, em 2003, com a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro. O “Café, Pão e Texto” é um desdobramento deste projeto, sem o carimbo e a ajuda da Secretaria. Sem também se preocupar com as estatísticas sobre número de participantes, a escritora se envolve mesmo é com seu objetivo principal com o projeto: juntar poesia e felicidade e dar continuidade desta iniciativa para o próximo ano.

15036537_1125298634244655_4334783439391454255_n

Roseana é autora de livros de poesia e contos para crianças, jovens e adultos. Graduada em Língua e Literatura francesa pela Universidade de Nancy através da Aliança Francesa. Recebeu ao longo de sua carreira os Prêmios: A.P.C.A, O Melhor de Poesia da F.N.L.I.J ( ( por quatro vezes) , Prêmio A.B.L para livro infantil. Recebeu por diversas vezes a láurea “Altamente Recomendável da F.N.L.I.J e faz parte da Lista de Honra do Organismo Internacional I.B.B.Y que abriga os melhores autores de literatura infanto-juvenil do mundo.

Tem cerca de cem livros publicados, entre eles, “Colo de avó”, Editora Manati, ilustrações de Elizabeth Teixeira; “Brinquedos e Brincadeiras”, Editora FTD, ilustrações de Cris Eich; “Fio de Lua & Raio de Sol”, Editora Ibep, ilustrações de Regina Rennó; “Três Velhinhas tão Velhinhas”, Editora Paulus, ilustrações de Andréia Resende; “Retratos”, Editora Ibep Jr, ilustrações de Beth Kok; “Nana”, Editora Prumo, ilustrações de Bebel Callage; “Luna, Merlin e outros habitantes”, Editora Miguilim, ilustrações de Caó Cruz Alves; “No Mundo da Lua”, Editora Paulus, ilustrações de Maria Ines Piekas, “O Circo”, Editora Paulus, ilustrações Caó Cruz Alves; “O mar e os sonhos”, Editora Lê, ilustrações de Elvira Vigna, “Roseana Murray, Poemas para ler na escola”, Editora Objetiva, Seleção de Hebe Coimbra etcuntitled-5

Pular corda

Se pudesse o menino pularia / corda / com a linha do horizonte,
se deitaria sobre a curvatura / da Terra / para sempre e sempre
saudar o sol, / encheria os bolsos / de terra e girassóis.
Mas chove uma chuva / fina / e o menino vai até a cozinha / fritar ideias (Livro “Brinquedos e Brincadeiras”)

Para conhecer mais sobre a obra da escritora visite o site http://roseanamurray.com/site/

14947454_1125470977560754_4609754128606094679_n

As fotos são de Roseana Murray

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *