As oficinas de Maurizio Manzo

Maurizio Manzo na oficina “Escrita criativa”, Fórum das Letrinhas 2016, Ouro Preto - Foto: Íris Zanetti

Maurizio Manzo na oficina “Escrita criativa”, Fórum das Letrinhas 2016, Ouro Preto – Foto: Íris Zanetti

O designer gráfico e ilustrador de livros Maurizio Manzo vem realizando oficinas de arte em várias cidades, eventos literários e escolas. Hoje, por exemplo, ele está em Recife, a convite da editora pernambucana Massangana, participando do evento “Livro: um presente de Natal, mensagem para o mundo”, que consta de oficinas de técnicas de ilustração e confecção de livro artesanal.

“São oficinas com a participação de 60 escolas de Recife numa média de 10 escolas por oficina. Achei interessante a proposta de a oficina trabalhar com ícones e referências visuais do Natal em diferentes lugares. A partir daí, os alunos irão desenvolver desenhos e colagens para o livro artesanal”, explicou o desenhista.

As oficinas também são grandes incentivadoras da leitura, pois desperta o interesse das crianças pelo tema. No caso da oficina pernambucana, a coordenação está com a escritora Joana Cavalcanti, que trabalha na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife. Após as oficinas, os trabalhos dos participantes serão expostos e, em seguida, selecionados para a produção do livro artesanal “Um Presente de Natal”.

Interessante é que as oficinas fazem surgir muitas possibilidades de aproveitamento do material produzido pelos participantes. Este livro, por exemplo, como poderia ser formado? O que mais o aproximaria da cultura natalina? Sendo um livro artesanal, que forma deve adotar? Maurizio Manzo está lá com sua experiência e criatividade para ajudar os promotores a encontrarem a melhor opção.

Maurizio Manzo é italiano, de Vigevano, mas reside em Belo Horizonte. É comunicador visual e desenhista industrial pela Fundação Mineira de Arte, professor da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP). Tem publicações m várias editoras e participações acadêmicas em obras e premiações, além de participações nacionais e internacionais em projetos gráficos e ilustrações.

Ilustração de Maurizio Manzo para o livro “A menina da chuva”, de Joana Cavalcanti, Editora Miguilim, 2014

Ilustração de Maurizio Manzo para o livro “A menina da chuva”, de Joana Cavalcanti, Editora Miguilim, 2014

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *