Fim de semana, em Beagá, com “Santa Leitura”

Livros estarão ao alcance das crianças no sábado, dia 19/11, no bairro Pompéia. No domingo, dia 20/11, no tradicional ponto de encontro, a Praça Duque de Caxias, em Santa Teresa.

img_2167

O projeto “Santa Leitura” tem mais um ponto de encontro. Neste sábado, dia 19 de novembro, o projeto estará na Vila São Rafael, no bairro Pompéia (Rua Coronel Otávio Diniz), a partir das 10h. O evento acontece em parceria com Wallisson Alexandre da Silva e com a Associação Comunitária do Bairro e terá a participação de Patrícia Cinara contando e encantando com várias histórias.

No domingo, dia 20 de novembro, o projeto que recebeu o prêmio “Por um Brasil de Leitores”, do Instituto Imersão Latina, segue levando cultura, entretenimento e alegria para a praça Duque de Caxias, em Santa Tereza (Praça de Santa Tereza), a partir das 10h, sempre no terceiro domingo do mês. Neste encontro, Ana Raquel Coelho Batista apresentará o lindo espetáculo “Viagem pelo trem das histórias”.

O evento, que já se tornou parte de Santa Tereza e ponto de encontro para os amantes das letras, da cultura e das artes em geral, expõe obras variadas em prateleiras, bancos e em uma passarela de 15 metros. “É um espaço do saber gratuito, aberto ao público. As pessoas passam, olham, sentam-se e lêem”, comenta Estella.

No começo, o projeto contava apenas com 50 exemplares. Hoje, caminhando para seu sétimo ano de realização, já são mais de 7 mil livros. “A nossa biblioteca a céu aberto é um mundo de sonhos e magia para as crianças e para toda a família. É um projeto de amor e democracia com milhares de livros espalhados em meio a natureza esperando por todos”, diz Estella.

O projeto recebe o apoio do pároco da Igreja Santa Teresa e Santa Teresinha, Márcio Ribeiro de Souza e tal parceria é importante e essencial para a continuidade do “Santa Leitura” na praça Duque de Caxias.

projeto-santa-leitura4

Sobre o projeto

O projeto “Santa Leitura” nasceu em 2010, no fundo de uma loja de moda feminina, no bairro Ipiranga, que Estella possuía. “A biblioteca com o nome “Cantinho do Livro” tinha o intuito de prestar um serviço a mais para o cliente e para que eu pudesse ler nas horas vagas”, conta a artista plástica e idealizadora do projeto. No início, fazia parte do acervo apenas os livros que ela tinha e cerca de outros 50 adquiridos. A biblioteca tomou um rumo repentino e passou a emprestar livros para toda a comunidade dos bairros Palmares, União, Cachoeirinha e Floresta. Com o passar do tempo, novas aquisições eram feitas e muitas doações de livros também. “Com isso muitas pessoas, inclusive crianças, passavam na loja todos os dias e liam a tarde toda lendo.

Meados de 2012, a convite de uma freira, Estella foi para a Comunidade Sagrada Família no bairro Taquaril, onde as pessoas mais carentes passaram a ter acesso à literatura.

No primeiro domingo de abril de 2013 o projeto “Santa Leitura” na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza teve início. “Comecei bem tímida, mas já sabendo da aceitação do projeto aluguei um cômodo próximo à Praça para guardar todo o material. Em junho, o terceiro evento já era um sucesso absoluto e a praça estava repleta de pessoas”, destaca. Hoje, em dias de “Santa Leitura”, a praça é motivo de orgulho para a comunidade, pois muitas famílias passam as manhãs de domingo com suas crianças contando histórias e incentivando a leitura. E é assim que o “Santa Leitura” cresce cada dia mais.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *