“Nas asas do haicai”

O livro é um lançamento da Aletria Editora. A autora Sônia Barros cria versos, numa forma poética japonesa, e a ilustradora Angela-Lago faz arte com desenhos com os quais qualquer criança vai se identificar.

untitledPara começar a falar deste livro, vamos explicar o haicai para quem ainda não conhece este estilo japonês. Haikai, vocábulo composto de hai = brincadeira, gracejo e kai = harmonia, realização. O estilo se compõe de apenas 17 sílabas poéticas. São versos curtos, concisos e objetivos. Além de Sônia Barros, outros escritores brasileiros também exercitaram haicais: Leo Cunha, Guilherme de Almeida, Paulo Leminski, José Paulo Paes, Nelson Cruz, Alonso Alvarez, Angela Leite, Olga Savary, Millôr Fernandes, etc.

Juliana Mont´Alverne Flores e Rosa Mont´Alverne Neto, ambas diretoras da Aletria, afirmam que o livro “retrata voos poéticos, usando como fio condutor o alfabeto… Um voo de A a Z para dar asas à imaginação de crianças de todas as idades”. Elas explicam que “Nas asas do haicai” é um título que trabalha a narrativa escrita na mesma medida da narrativa ilustrada, tornando o conjunto harmonioso e carregado de uma beleza com valores simbólicos significativos, que “arejam nosso senso estético e qualificam nossa forma de ver o mundo”.

04e6a7f9c0a84495735457324f809236“Os desenhos de Angela-Lago são também poesia pura”, afirmam. Angela é um dos mais importantes nomes da literatura infantil do mundo e, mais uma vez, inovou usando a estética de desenhos de criança, quase garatujas, como convite para o leitor refletir e sentir os delicados haicais de Sônia Barros.

“A árvore voa

em cada galho ou folha

que o vento carrega”.

Este é o haicai da letra A.

Segundo a autora, “trata-se de um divertido desafio, retratar voos em apenas três versos. Angela-Lago acompanha com desenhos que ganham contornos da letra em questão. O haicai da letra D, H e L são estes:

 

 

e65de901e1e1f3c9e27291c60bca85e3“O dinheiro voa

quando a gente gasta

sem antes pensar”.

 

“Homem também voa

toda vez que se diverte:

volta a ser menino!

 

“Livro se transforma

em tapete voador

quando tem leitor”.

Crianças e adultos, com certeza, vão adorar descobrir novos haicais como o da letra B, que fala da bola; o da letra F, que brinca com a fofoca; ou da letra N, com netos e netas, até chegar à letra Z e às cigarras.

“Nas asas do haicai” pode ser comprado por R$ 46,00, pela internet, no site da Aletria https://www.aletria.com.br/home/Nas-Asas-do-Haicai

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *