Tão blogueira quanto a tia coruja

Ela se chama Camila Fontes Fialho, tem 12 anos de idade e estuda no Colégio Santo Antônio, onde este ano faz o 7° período. A personagem que o blog apresenta hoje lê, lê muito e lê com gosto, desde que se alfabetizou. Sou testemunha deste hábito, pois ela é minha sobrinha. Camila lê dentro do carro, de volta da escola ou indo passear ou a qualquer lugar; lê em casa, na praia, durante as viagens. Ler para ela é como mastigar chicletes para muitas crianças.

Resultado: apesar da pouca idade, Camila é capaz de conversar sobre qualquer assunto; sabe bem o que quer e o que não quer; tem domínio do português e, por isso, criou e mantém o blog “Estudando com a Mila”, que ensina o idioma e outros temas para os amigos reais e virtuais. Mais: escreve poesias e contos que ela posta em outro blog, que lançou este ano “Contos do futuro de ontem” e ainda está se preparando para lançar o seu primeiro livro. O gosto de minha sobrinha pela literatura também já foi inspiração para eu escrever o livro “O abraço das cores”, ilustrado por Nelson Tunes, Editora Miguilim, 2013.

A blogueira e escritora Camila Fontes Fialho

A blogueira e escritora Camila Fontes Fialho

Dos pais, Luciano Barros Fialho e Rosa Eliana Miguel Fontes, a jovem Camila recebeu exemplos e incentivos. Os livros sempre foram presentes em sua casa. Da irmã, Ana Laura Fontes Fialho, veio a reciprocidade, pois esta é outra leitura voraz. Dos amigos, um empurrãozinho, conta Camila ao explicar como teve a ideia de criar o blog “Estudando com a Mila”:

“Uma colega da minha irmã já tinha um blog de estudos. Eu gostei do que ela fez e, então, pensei: ‘por que não ter um para poder me ajudar a entrar no ritmo das aulas de Português e ainda ajudar os meus colegas?”

Assim teve início o blog, que foi lançado no dia 26 de março de 2016, “o que dá 9 meses e alguns dias”, acrescenta Camila. “Os alunos sempre comentam, interagem, agradecem e dão sugestões. Sempre que alguém pede uma matéria diferente, eu posto. Assim, além de ensinar, eu acabo aprendendo”, conta.

Estudando-com-a-Mila

A diretoria do Santo Antônio, no site do colégio, já se manifestou a respeito do blog que é público e pode ser acessado em http://estudandocomamila.blogspot.com.br/. As estatísticas de visualizações diárias de seu blog, logo após o lançamento, já passavam de 1.100 interessados. E não é só do Brasil que os internautas a acompanham: alunos dos Estados Unidos, Portugal e até mesmo da Letônia buscam pelas dicas de estudos que a Camila publica constantemente: “Eu não tenho um dia certo, mas sempre que tem prova posto”, diz a blogueira.

Nina Alvin, colega de classe, é testemunha de que o blog faz muito sucesso entre os alunos. “Ela anunciou na nossa sala que criou o blog e no mesmo dia já comecei a seguir. Desde então, acompanho toda semana. Eu recomendo a todo mundo, porque ajuda muito a estudar para as matérias, afirma.

Além do conteúdo das disciplinas, Camila posta perguntas de fixação. “Algumas eu tiro dos livros. Outras, eu mesma elaboro. Muitas vezes, quando estou lendo um texto e vejo que algum assunto é importante e pode cair nas provas, eu mesma elaboro perguntas e questionários”.

Camila ainda conta que a fonte de sua inspiração é Malala Youzafsai. Referência na área da luta dos direitos das mulheres, a paquistanesa Malala lutou para que ela e suas amigas tivessem o direito de estudar, assim como os homens de seu país têm. Em outubro de 2012, levou um tiro quando voltava da escola em uma tentativa de repreensão por ser um “símbolo de obscenidade e ameaça contra o Islã”, de acordo com os talibãs. Mesmo perseguida, Malala continuou lutando pelos seus ideais e conquistou o Prêmio Nobel da Paz em 2014. “Ela é um grande exemplo, pois quase morreu porque queria estudar, enquanto muitas vezes a gente reclama”, acrescenta Camila.

FullSizeRender 3

A vez da literatura

Os temas que Camila mais posta, além do português, são ciências e geografia. Mas ela avisa: “também posto sobre religião e outras matérias, caso julgue necessário”. A estudante gosta muito do idioma português, mas revela que acha difícil: “a maioria das regras de gramática tem uma exceção!”. Perguntei para ela sobre o que a ajudou a ser craque num idioma tão complexo e ela respondeu:

“Com certeza ler muito. Desde sempre leio. Ao longo do tempo, a leitura me ajudou a escrever palavras difíceis da língua e até a memorizar algumas regrinhas do Português. Escrever também me ajudou muito, pois assim colocava em prática o que aprendi e, aprendia mais com as correções que minha professora sempre faz em minhas redações”.

FullSizeRender 2

No embalo de sua rotina de blogueira, a estudante já criou outro blog: “O nome é meio complicado. O blog se chama ‘Contos Do Futuro De Ontem’. Nele, eu posto os contos que escrevo. Estou escrevendo uma mini série que se chama “Heróis Elementares” e postando tudo nele. Eu amo muito escrever. Escrevo o meu diário e também escrevo contos e histórias”.

Além do incentivo familiar, Camila conta que também tem muito estímulo do colégio. “Meu professor de redação gosta muito de me ver escrevendo e já fizeram uma entrevista comigo, para o site do colégio, por causa do meu blog “Estudando com a Mila”.

Os pais de Camila, Eliana e Luciano, e a irmã Ana Laura numa competição esportiva

Os pais Eliana e Luciano, a irmã Ana Laura e Camila numa competição esportiva

A jovem ainda gosta de desenhar, de tocar piano e ouvir música, de aprender novas línguas, de atuar, de dançar e, de vez em quando, ir ao estádio com os familiares para torcer pelo Galo nos jogos do Clube Atlético Mineiro. “Minha família sempre me apoia e incentiva nas coisas que quero fazer. Também me ajudam a estudar e alcançar meus objetivos. Gosto muito do colégio, funcionários, colegas. Fiz várias amizades lá e sempre me senti acolhida por todos”.

Atualmente, Camila tem um grande desafio: “estou escrevendo um livro e pretendo terminá-lo antes de junho. Talvez faça uma trilogia com essa história. Já para o blog literário, pretendo postar quatro contos por mês”. Quem quiser ler os contos da escritora é só clicar no link http://contosdofuturodeontem.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *