A volta da “Mercearioteca”

Sábado, dia 4 de março, no Bairro Padre Eustáquio, vai ser inaugurada a Mercearioteca.  Sabe o que é isso? Quem vai explicar tudo sobre este importante projeto é a sua organizadora, a jornalista e editora Leida Reis. Leia:

16996122_1238411942902280_7510851357301384796_n

Oferecer livros de graça pode não garantir o aumento do índice de leitura, mas é uma iniciativa que se soma a outras para o acesso da população à boa literatura. Quando o empréstimo dos livros é ofertado aos clientes de um sacolão ou frequentadores de um bar ou lanchonete, o interesse pode ser crescente.

A biblioteca comunitária instalada numa mercearia do bairro Padre Eustáquio, em 2014, cresceu. Agora, a Mercearioteca ocupa três espaços, dentro de um sacolão, um bar e uma lanchonete.

A principal motivação para a ampliação do projeto foi um acervo de mais de mil títulos doado pela família do jornalista Gabi Santos, que trabalhou nos jornais Diário da Tarde, Estado de Minas e Hoje em Dia. Dentre os que doaram livros infantis estão autores como Jorge Fernando dos Santos e o ilustrador Maurizio Manzo.

Neste sábado, dia 4 de março, haverá a inauguração das novas estantes de livros. A concentração está marcada para as 16h, na Praça do Nino, que fica no encontro das ruas Progresso e Coronel José Benjamin. Haverá contação de histórias com Rosana Mont’Alverne, escritora, editora da Aletria e presidente da Câmara Mineira do Livro, e a escritora e poeta Vanessa Corrêa.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em seguida, está prevista uma caminhada pelos três endereços: Sacolão Hortifruti Ideal, na esquina da rua Progresso com a rua Itororó, Bar Tudo no Ponto, na rua Curral del Rey, e Alonsos’Burguer, na mesma rua. Os organizadores estão pedindo que cada participante do evento leve um livro para caminhar com ele e, ao final, deixe-o como doação.

A Mercearioteca foi criada pela escritora Leida Reis, que lançou recentemente a Páginas Editora, e seu marido, João Alves da Silva Filho, então dono da Mercearia Porteirinha, onde o projeto começou.

Contato: Leida Reis – (31) 99138 8423 – leida@paginaseditora.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *