“Bilôdesembolô”

Páginas Editora lança nesta terça-feira, 11/4, seu primeiro livro. A história infantil de Vanessa Corrêa narra a descoberta do corpo por uma pequena criança negra e ensina lições de igualdade e respeito pelas diferenças.

untitled

Bonita, curiosa e inteligente, a pequena Bilô é a protagonista do primeiro livro que será lançado nesta terça-feira (11/4), 19 horas, pela Páginas Editora. “Bilôdesembolô” retrata a descoberta do corpo pela criança e, por meio da poesia, ensina lições de igualdade, amor e respeito pelas diferenças. A autoria é da psicopedagoga e mestre em Educação Tecnológica Vanessa Corrêa, com ilustrações de Iara Rachid.

O livro narra as curiosidades de Bilô, quando esta se vê no espelho: uma menina negra, de olhos redondos e azuis da cor do mar e cabelos crespos para todos os lados. Da experiência, a Bilô faz música: “Quantos buraquinhos, quantas ondinhas, quantas montanhas, quantas costelinhas…”

A temática escolhida pela autora, Vanessa Corrêa, veio de sua própria experiência como psicopedagoga. “A descoberta do corpo é inerente e natural a todo ser humano. Ela pode acontecer de maneira ampla, leve, suave e respeitosa ou de maneira pejorativa e restrita”, conta. Na trama, Bilô se depara com um grande problema: o racismo. Para a autora, a solução para evitar essas situações na vida real vem por meio do diálogo com os pequenos.

“As crianças não nascem preconceituosas, os conceitos e preconceitos são construídos e assimilados a partir do que lhes são transmitidos no núcleo familiar, bem como nos diversos ambientes e instituições que participam”, explica a autora. “As experiências e os conhecimentos adquiridos vão fazendo parte da formação de sua identidade”.

thumbnail_[CAPA] Alta resoluçãoPara traduzir a poesia e sabedoria de Bilô em ilustrações, Vanessa Corrêa recorreu aos trabalhos da artista visual Iara Rachid, que carrega experiência com publicações infantis. “Foi muito gratificante e libertador trabalhar a personagem dessa criança negra, que carrega a imagem de milhares de meninas do nosso país que precisam ser representadas”, diz Iara.

Segundo a ilustradora, o encanto pela proposta foi à primeira vista. Utilizando aquarelas, lápis de cor, giz pastel e ilustração digital, a artista criou o universo visual de “Bilôdesembolô”, presente nas quinze páginas do livro. “Ainda é um tabu na nossa sociedade ter curiosidade e vontade de conhecer o próprio corpo, principalmente quando se trata de meninas e mulheres”, conta Iara. “Falar, escrever e desenhar sobre isso é muito importante. E a personagem Bilô passa a mensagem com muita leveza”.

“Bilôdesembolô” é o primeiro livro da Páginas Editora criada pela jornalista e escritora Leida Reis. “Com muita satisfação inauguro a Páginas Editora com um livro que traz a mensagem de igualdade e da sabeboria”, conta Leida. “Lanço uma autora que tem prazer em ensinar com uma personagem muito forte e muito bonita. As ilustrações reforçam essa história de amor e beleza”.

O lançamento especial da obra será realizado na próxima terça-feira (11/4), a partir de 19 horas, no foyer do Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046). Haverá sessão de autógrafos com as autoras, contação de história, música, pipoca, balas e pirulitos.

3 pensamentos sobre ““Bilôdesembolô”

  1. História que mostra, além da trama, a surpresa das descobertas, o auto- conhecimento , a alegria de partilhar a vida! Enriquecimento para crianças e adultos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *