Projeto de incentivo à leitura

Vamos incentivar nossas crianças a lerem mais? Segunda edição de ação especial de incentivo à leitura conta com financiamento coletivo para ampliar seu alcance .

Jz0qGVz

Foi lançada a 2ª Edição do Projeto Dia Nacional do Livro Infantil (data comemorada no dia 18 de abril), que tem como objetivo fomentar a leitura em nosso país e contribuir para a formação de novos leitores, desde a fase de alfabetização.  E há muitos motivos para isso. Afinal, são inúmeros os benefícios da leitura: a criança que lê tem mais facilidade para aprender, pronuncia melhor as palavras e se comunica melhor. Por meio da leitura ela desenvolve a criatividade, desperta a imaginação e adquire repertório, cultura e conhecimento. Ler para uma criança contribui para formar leitores e reverter o baixo índice de leitura em nosso país.

Em 2016, junto com algumas parcerias, a equipe responsável pelo projeto Dia Nacional do Livro Infantil promoveu uma ação especial de incentivo à leitura, em uma escola da rede pública de Curitiba.  As crianças tiveram uma manhã dedicada a histórias, contos e poesias infantis e, ao final das atividades, cada uma recebeu de presente um exemplar de um livro infantil personalizado. Ao levar o livro para casa, cada aluno levou também uma lembrança do evento e ampliou a sua experiência, que foi dividida com a família e os amigos. Esta é uma maneira de manter aceso o interesse pela leitura além do ambiente escolar.

menino-lendoPor isso, neste ano, o projeto foi ampliado para atender mais escolas e impactar um número maior de crianças. Desta vez, a participação é aberta a sociedade, via a plataforma de financiamento coletivo Benfeitoria. Isso quer dizer que qualquer pessoa que se identificar com a causa pode colaborar com o projeto. O objetivo é engajar o maior número de pessoas para promoverem o hábito da leitura.

A ação é proposta a alunos da pré-escola e do 1º ano do Ensino Fundamental. Tanto as escolas, quanto os professores que serão beneficiados pela ação foram escolhidos por apresentarem práticas interessantes e que refletem um bom uso do material do TRILHAS (www.portaltrilhas.org.br), projeto de formação de iniciativa do Instituto Natura, que apoia docentes no trabalho com alfabetização.

Plataforma colaborativa

É o exercício da ideia de que juntos é possível conquistar um objetivo maior. É a velha “vaquinha” só que na forma virtual, e com o princípio da recompensa. Ou seja, quem contribui recebe algo em troca. Quem participar do Projeto Dia Nacional do Livro Infantil contribuirá com alunos de instituições públicas e apoiará também a disseminação da ideia, fomentando, assim, o desenvolvimento da leitura no país.

Para participar do projeto Dia Nacional do Livro Infantil basta acessar o site Benfeitoria por meio do link http://benfeitoria.com/DiaNacionalDoLivroInfantil

Na página do projeto, você encontrará todas as informações necessárias para colaborar com a ação. O projeto é capitaneado pela equipe APRENDER.digital, da editora eTrix, com o apoio de empresas parceiras, que cederam kits de recompensas para as contribuições. Entre elas, a CIA Infantil, Edições SM, Fundação SM e Savannah Kids.

Mais informações: info@aprender.digital

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *