As bibliotecas comunitárias

Quando uma criança lê seus olhos dão vida a cada personagem, suas mãos deslizam suavemente por cada página e seu coração palpita a cada mudança na história. 

3559376bd28764c00301e76a0c679dad

De acordo com Mara Esteves, integrante da Brechoteca Biblioteca Popular e da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC), é importante estreitar os laços entre as crianças e o livro, ainda mais na infância, momento em que a visão sobre mundo é formada por meio de diversas interações seja nas relações familiares, no ambiente escolar e também com a literatura ou a contação de histórias.

“A leitura literária deve ser estimulada constantemente para que as crianças possam alimentar a sua imaginação, refletir e ampliar a sua percepção de mundo. Por isso, as bibliotecas da Rede Nacional atuam na formação de leitores e no incentivo à leitura na infância, com mediação de leitura, promoção do livro, um acervo literário de qualidade e espaços aconchegantes. Afinal é na infância que encontramos um período do desenvolvimento humano mais propício para a construção da cidadania, da formação de bons hábitos e da construção da identidade” afirmou Mara.

A Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias

Criada em 2015, a Rede Nacional está presente no país conta atualmente com 11 Redes Locais e 115 Bibliotecas Comunitárias localizadas nos estados do Pará, Maranhão, Ceará, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro com o compromisso de crescer, articulando mais bibliotecas comunitárias para integrar a Rede Nacional e fortalecer o movimento de luta pela garantia do direito à leitura, ao livro, à literatura e às bibliotecas.

A Rede atua para promover ações de incentivo à leitura e à literatura como um direito humano, democratizar o acesso às bibliotecas e à cultura literária. A RNBC também se articula para a manutenção, o reconhecimento e a sustentabilidade de bibliotecas comunitárias, influenciar e construir políticas públicas do livro e da leitura no Brasil. O Instituto C&A oferece apoio técnico e financeiro à Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias.

A perspectiva da leitura como um direito humano e a importância da biblioteca comunitária como espaço privilegiado de garantia desse direito são a base do trabalho de formação de leitores e de incidência política das redes de bibliotecas comunitárias que integram a rede. O compromisso é de crescer, articulando mais bibliotecas comunitárias que desejem se integrar para fortalecer esse movimento de luta pela garantia do direito à leitura, ao livro, à literatura e à biblioteca.

Link: rnbc.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *