“Dois continentes, quatro gerações”

Obra infantojuvenil escrita pela brasileira Beti Rozen e publicada pela Editora do Brasil é palco para discussões de alunos de escola bilíngue de Miami. Através da narrativa de uma família de poloneses que aportou no Brasil, publicação apresenta um retrato das imigrações e seus desafios.

image006Estimular a leitura de obras em português e tratar um pouco das agruras de imigrantes em todo o mundo foi o mote para que Beti Rozen navegasse nos mares da história de “Dois Continentes, quatro Gerações” com os alunos da Doral Downtown Charter School, escola bilíngue (inglês/português e inglês/espanhol) de Miami, Estados Unidos, a convite da instituição.

“Dois continentes, quatro gerações” percorre o tempo e o espaço por meio de recordações de uma família de imigrantes poloneses, que deixam sua terra de origem para migrar para o Brasil. Nessas viagens, absorvem diferentes culturas e descrevem a busca por melhores condições de vida. Baseado em fatos reais, o texto revela os desafios da imigração que, muitos dos antepassados da América um dia tiveram de encarar.

“A maior mensagem da obra é dar importância ao que recebemos de nossos antepassados, olhar para trás e ver que o que somos veio deles e que, às vezes, não damos tanta importância a essas relações”, a autora analisa e completa: “Temos muitos emigrantes, imigrantes e refugiados no mundo. Todos temem o futuro desconhecido. Eles têm que se ajustar a um país com cultura, idioma e comida totalmente diferentes. Eu mesma sou imigrante, pois vivo nos Estados Unidos”.

Os autores

Beti Rozen é uma escritora brasileira nascida no Rio de Janeiro e que atualmente vive nos Estados Unidos. Seus trabalhos (contos infantis e poesias) foram publicados em diversas antologias na Europa e no Brasil e em revistas para crianças em Israel e China. Recentemente, ela recebeu o Brazilian International Press Award de literatura e cultura nos Estados Unidos.

Peter Hays é um dramaturgo e escritor norte-americano com várias produções em seu país natal e uma vasta experiência na área teatral. Recebeu bolsa de estudos em Dramaturgia no New Jersey State Council of the Arts e é pós-graduado pela Tisch School of the Arts da New York University. Beti e Peter têm diversos livros infantojuvenis editados nos Estados Unidos, Brasil e Colômbia, incluindo Dois continentes, quatro gerações, que também está disponível em inglês e espanhol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *