20 de junho – Dia Mundial do Refugiado

O que as crianças podem ler sobre o que assistem todos os dias na TV ou na internet: as milhares de pessoas que precisam abandonar seus países de origem, deixar para trás parentes, amigos e patriotas ao fugirem da violência, da guerra, da miséria, dos desastres naturais e violação de seus direitos?

imagemEstima-se que existem mais de 45 milhões de pessoas espalhadas pelo mundo que foram forçadas a fugir em busca de paz e encontrar um novo local para viver. As regiões mundiais com mais refugiados são o Médio Oriente, o Sudeste Asiático, a África Oriental e a África. Segundo o Parlamento Europeu, na Europa, os países que mais oferecem proteção aos refugiados são a Suécia, a Alemanha, a França, a Itália e o Reino Unido.

Hoje, 20/6, é comemorado o Dia Mundial do Refugiado e gostaríamos de sugerir como opção de leitura e pauta a obra “Poesias para paz”, da Editora do Brasil. Nesta nova obra, a paz, um tema caro à humanidade, vira poesia nas mãos criativas dos escritores César Obeid e Jonas Ribeiro. Com ritmo e rimas, a dupla criou poemas para que as crianças se divertissem e pudessem refletir sobre respeito, solidariedade e diálogo; frutos cotidianos da paz. Esta é a terceira produção conjunta destes autores, que já lançaram pela Editora do Brasil os títulos “A escada transparente” e “O menino de muitas caras”. As ilustrações da argentina Vanina Starkoff, complementam o texto, trazendo muitas cores, leveza e detalhes que transmitem uma sensação de paz verdadeira.  

César Obeid possui mais de 25 livros publicados por diversas editoras, como FTD, Moderna, Scipione, Mundo Mirim, Panda Books. Pela Editora do Brasil possui cinco livros publicados, dois deles com o escritor Jonas Ribeiro.Em 2010 foi o escritor homenageado na cidade de Catanduva, no evento “Fazer Literário” produzido pelo Sesc.

Jonas Ribeiro é formado em Língua e Literatura pela PUC-SP. Fez teatro, contou histórias em hospitais públicos e escolas, além de lecionar Redação. Escreve desde os 16 anos e com 41 anos já havia lançado seu centésimo livro, com mais de 600 mil exemplares vendidos. Entre as editoras que possuem seus livros publicados estão Callis, Cortez, Dimensão, Brinque-Book, Paulus, Ave Maria, Mundo Mirim. Com esse livro, possui na Editora do Brasil 20 livros publicados, três deles com o escritor César Obeid.

O livro pode ser comprado na loja virtual da Editora Brasil http://www.editoradobrasil.com.br/lojavirtual/

Os desafios dos refugiados, ao redor do mundo, sob a ótica infantil

9788506070000-IMGOutra obra, Onde vou morar? A vida de uma criança refugiada”, relata o problema da migração sob a perspectiva de pequenos refugiados. No Brasil, até fevereiro de 2017, o número de concessões a refugiados já beirava os 9 mil, vindos de mais de 70 países diferentes, segundo dados do Ministério da Justiça.

Mas, se essa questão parece problema de gente grande, em “Onde vou morar? A vida de uma criança refugiada”, de Rosemary McCarney, a autora “traduz” para a linguagem infantil as agruras de se deixar o lar, a família, os amigos e a vida que se tinha rumo a um caminho desconhecido, cheio de inseguranças. Tudo isso por meio de fotos impactantes que foram cedidas pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

Em 24 páginas, a obra traz imagens de crianças do Líbano, Ruanda, Iraque, Níger, Hungria, Jordânia e Grécia, muitas sozinhas, sem a proteção dos pais ou de um responsável, buscando sobreviver em outras nações. E mostra que, mesmo com um futuro incerto, elas são capazes de se adaptar ao novo e encarar o futuro com otimismo.

“Onde vou morar?” convida os pequenos leitores, que são privilegiados por terem um país para chamar de seu, uma casa, uma cama e uma escola para frequentar, à reflexão e à conscientização sobre a importância de se ajudar a quem necessita e o quanto a empatia e a caridade fazem a diferença.

No final do livro, a Editora Melhoramentos cita uma lista de entidades brasileiras, governamentais ou organizações não governamentais (ONGs), ligadas à questão dos refugiados, para os que desejarem se aprofundar no assunto.

A autora, Rosemary McCarney, é embaixadora e representante permanente do Canadá junto às Organizações das Nações Unidas (ONU) e à Conferência sobre o Desarmamento. Foi presidente e CEO da Plan International Canada. Autora do best-seller mundial Todo Dia É Dia de Malala e A Caminho da Escola, publicados pela Editora Melhoramentos. Escreveu ainda os livros Because I Am a Girl: I Can Change the World e a série Rosie the Red, ainda sem título em português.

O livro custa R$ 39,00 e está à venda nas principais livrarias do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *