“Outros mundos”

Editora Tordesilhinhas lança livro infantil de imagem, extremamente artístico, assinado por Anabella Lopes, premiada ilustradora argentina radicada no Brasil. A proposta do livro é levar as crianças a refletirem sobre as pessoas ao seu redor.

IMG_20170617_170225

Quando “Outros mundos” chegou às minhas mãos, enviado pela equipe da Editora Tordesilhinhas, eu me surpreendi várias vezes: pelo formato do livro, cores fortes, pura arte. Quem conhece o trabalho da ilustradora Anabela Lopes, já está habituado com seu risco forte e marcante, mas este livro seus desenhos pareceram-me especiais e dediquei um bom tempo a apreciar suas 32 páginas tão estimulantes.

No final do livro, um convite para o leitor refletir em si mesmo depois de já ter sido conduzido a pensar bastante nos outros: “Quem é você”?_ indaga Anabella. Pensamentos de gente famosa também permeiam as imagens das últimas páginas até a conclusão derradeira:

image002“Vejo outros, / outros mundos, / mundos infinitos, / infinitas formas

Procuro dois / idênticos iguais.

Não consigo. / Todos são únicos, / todos diferentes.”

Porém, mais do que as belas imagens, o tema alteridade me fez gostar muito do livro. Estamos vivendo uma fase em que se torna vital a substituição do egoísmo para o altruísmo e, quanto mais cedo a criança conseguir inverter essa tendência dentro de si, com certeza, viverá mais feliz. O mundo pede o fim das visões polarizadas, das certezas radicais e das verdades absolutas. Pede equilíbrio, flexibilidade, universalismo.

Como seria o mundo se nos colocássemos no lugar do outro? Se abríssemos nossa mente para olhar quem é diferente de nós? Anabella López mostra, com técnica mista (colagens e desenho), o que pode acontecer na mente das pessoas. Ela apresenta ao leitor mirim como o outro mundo pode se tornar nosso também e propõe a todos nós, de qualquer idade, um profundo questionamento sobre quem somos. E quem podemos ser.

Anabella López nasceu em Buenos Aires, onde estudou Design Gráfico e também foi professora por dois anos. Desde 2009, ela trabalha exclusivamente como ilustradora de livros infantis, que já foram publicados na Argentina, Brasil, México, Estados Unidos, Canadá e Portugal. Em 2011, ela foi selecionada para participar da amostra internacional de ilustração em Sàrmede, Itália: “Le immagini della fantasia”, sendo escolhida para integrar seu importante catálogo internacional.

minioutrosAtualmente divide seu trabalho entre os livros pedidos pelas editoras e seus projetos pessoais. Entre eles está “El rey Osagboro”, editado pela editora CIDCLI, no México. O livro “Barbazul”, editado na Argentina, pela editora Calibrocopio; “Um coelho” editado pela Rocco e o livro álbum “A força da palmeira”, editado pela carioca Pallas, ambos lançados no Brasil. Agora, a ilustradora traz à apreciação de seus leitores brasileiros “Outros mundos”, da Editora Tordesilhinhas.

O livro custa R$ 34,00 e pode ser adquirido pela internet nas principais livrarias do mercado nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *