VoVó vai ao McDonalds

Dias 1 de julho e 5 de agosto, a partir das 11 horas, o livro infantil “VoVó inVenta palaVras” será apresentado em dois restaurantes McDonalds de Belo Horizonte, respectivamente o do Buritis e Mangabeiras, para as crianças que curtem o McLanche Feliz e têm livros usados ou não para doar. Junto com VoVó também será apresentado o livro “Bilô Desembolô”.

capa - CópiaVai ser uma experiência diferente e, com certeza, muito inspiradora apresentar o livro de minha autoria, “VoVó inVenta palaVras”, ilustrado por Maurizio Manzo e lançado pela Páginas Editora, ao público mais fiel dos restaurantes McDonalds: as crianças.  Outro livro da Páginas Editora, “Bilô Desembolô”, de Vanessa Corrêa com  ilustrações de Iara Rachid, também vai participar do evento literário. Melhor ainda é poder dar a largada no projeto-piloto, coordenado pela Multitexto Comunicação, destinado a todos os 51 restaurantes da rede no Estado.

O projeto é o seguinte: os 21 restaurantes McDonalds de Belo Horizonte estão arrecadando, de forma permanente, livros infantis que serão doados para entidades, bibliotecas comunitárias, bibliotecas públicas, entre outras instituições. O objetivo é despertar nas crianças o gosto pela leitura e disseminar o livro como instrumento de transformação social.

19105506_1071038259662571_6673611896655916954_nA ideia de criá-lo surgiu em abril deste ano, quando o próprio McDonalds trocou brinquedos do McLanche Feliz por livros da Turma da Mônica, em homenagem ao Dia Internacional do Livro e incentivou seus funcionários, por meio do programa Bom Vizinho, a arrecadarem livros nas lojas para serem doados a entidades.

O projeto da Multitexto pretende transformar esta ação temporária em algo permanente ao longo de todo o ano, promovendo eventos de lançamentos de livros e contação de histórias nos restaurantes da rede em Belo Horizonte, para despertar a atenção não só dos clientes da rede, mas também de toda a sociedade, convidando-os a doarem livros que serão repassados para várias outras crianças que não têm acesso à leitura.

Como autora e editora deste blog de literatura infantil, fico muito feliz de participar destes dois primeiros eventos. O primeiro acontece neste sábado, dia 1 de julho, às 11h, no restaurante McDonalds do Bairro Buritis, na Avenida Engenheiro Carlos Goulart, 21, e o segundo no dia 5 de agosto, também às 11h, no restaurante McDonalds da Av. Afonso Pena, 3.690, no Bairro Mangabeiras.

A primeira pessoa a aderir ao projeto foi a jornalista e escritora Leida Reis, que criou a Páginas Editora, responsável pela edição dos dois livros que serão relançados nos dois restaurantes McDonalds em julho e agosto.

3eff2f_bb5b1c7f75364798a2a9ec692f08b147~mv2“Vovó Inventa Palavras”, de Rosa Maria Miguel Fontes com ilustrações de Maurizio Manzo

“Vovó Inventa Palavras” narra a história da pequena Júlia e a sua querida avó, que começa a ficar com os pensamentos distantes, como se estivesse na lua. Até dos netos ela esquece. No entanto, isso não impede que as duas ainda se divirtam “inventando” palavras aqui e ali.

Escrito pela jornalista Rosa Maria Miguel Fontes, com ilustrações de Maurizio Manzo, “Vovó Inventa Palavras” é um livro infantil dedicado a uma geração de avós e netos que precisam de coragem e amor para lidar com a demência senil. A partir da experiência da autora Rosa Maria Fontes com um familiar, o livro discute a relação da família com o parente que começa a desenvolver demência senil.

 

Rosa Maria Miguel Fontes
Desde criança, Rosa Maria cria histórias. Publicou “Hikôki e a Mensageira do Sol” (2011) e “O Abraço das Cores” (2013) pela Editora Miguilim. Depois, lançou “A Menina e o Segredo da Fadinha” (2016) pela Pingo de Letra e mantém o blog conteumahistoria.com.br. “Quando as pessoas vão ficando velhinhas, passam a nos ensinar de diversas formas, até com suas doenças e dificuldades. E, quando elas são nossos amores como pais, avós e amigos, aprendemos muito mais. O coração nos guia”, diz a autora. A história deste livro é um pouco do que Rosa aprendeu com a sua mãe. Sorte a dela ter escolhido trabalhar com as palavras para poder falar desse assunto tão precioso.

Maurizio Manzo
O ilustrador dessa vovó inventora de palavras começou a inventar desenhos desde pequenino. O corpo foi crescendo, mas o menino continuava ali, desenhando, sonhando curioso. Assim, como viu que o tempo não pode parar, decidiu manter no seu interior algo do pequenino, do início ou da infância. Já ilustrou diversos livros e recebeu muitos prêmios. Trabalha perto do sonho ou do que o faz sonhar, e sonha com muitas cores diferentes. “O caminho de ilustrar é o de inventar histórias”, define Maurizio Manzo.
res20170410162907230917i“Bilô Desembolô”, de Vanessa Corrêa com ilustrações de Iara Rachid

Bonita e curiosa, a pequena Bilô é a protagonista de Bilô Desembolô, primeiro lançamento da Páginas Editora. Negra, inteligente e com olhos redondos e azuis da cor do mar, Bilô descobre os segredinhos do corpo ao se ver no espelho e, com a sabedoria da avó, apresenta lições de igualdade, amor e respeito pelas diferenças. O livro aborda a descoberta do corpo quando a personagem se vê no espelho pela primeira vez. O racismo também está presente, pois em determinado momento, a protagonista é vítima de preconceito durante um evento.

Vanessa Corrêa:
“Quando criança, meu sonho era ser bailarina. Fui crescendo e ele mudou: queria ser chacrete. Tinha certeza disso, eu seria chacrete! Mas a vida acabou me apresentando outro enredo. Fiz magistério, pedagogia, psicopedagogia e mestrado em Educação Tecnológica, com ênfase em práticas educativas. Nesse meio tempo, outros cursos foram surgindo em minha vida, todos voltados para a arte e com muita arte. Finalmente, percebi que o que me encantava e tornava tudo mais leve, mágico e amoroso em minha vida era bailar com as palavras, seja contando ou escrevendo histórias. “Bilô Desembolô” é o primeiro de tantos livros que pretendo desembolar”, revela Vanessa Corrêa.

Iara Rachid
“Sou mineira, nascida em Divinópolis. Moro em Belo Horizonte, onde curso Cinema de Animação na UFMG. Foi uma brisa nos cabelos percorrer as descobertas de Bilô que canta a liberdade, a beleza e o colorido da diferença, menina que nos cativa com sua sabedoria infantil. Reconheço o quanto foi importante para eu participar desse projeto com a Vanessa, que com delicadeza, como mãe tirando espinho do pé, encontra as pontas dos nós que apertam dentro de cada um. Espero que gostem da experiência, rolem e desembolem com a Bilô”, afirma a ilustradora Iara Rachid.

Páginas Editora
A Páginas Editora foi criada em 2016 pela jornalista e escritora Leida Reis inspirada no seu amor pelos livros e pela crença na realização dos sonhos. A Páginas oferece o espaço para que a sua história, real ou inventada, ganhe vida chegando aos leitores. Publicamos livros infantis, juvenis, ensaios, romances, contos, poesias, crônicas e livros paradidáticos.

Até o momento, três livros já foram publicados pela Páginas Editora: “Bilô Desembolô” (Infantil, de Vanessa Corrêa, com ilustrações de Iara Rachid), “50 Conto$ sem Propina” (Crônicas políticas, de Dimas Lopes) e “Vovó Inventa Palavras” (Infantil, de Rosa Maria Miguel Fontes, com ilustrações de Maurizio Manzo). Para o próximo mês, mais três livros serão publicados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *