O retorno do Salão do Livro

Semana que vem começa o Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais que será realizado de 15 a 20/8, sob a batuta da Câmara Mineira do Livro. A programação do curador Leo Cunha está rica e variada com temas da vivência de crianças e adolescentes. A ilustradora mineira Marilda Castanha é a homenageada.

convite-eletronico-e1502203953714

Muita gente pra contar histórias, encenações, oficinas para crianças, música e dança, bate-papos entre autores e crianças. Muita gente para explicar histórias, ensinar a gostar e conhecer mais da literatura infantil. Dia 15 de agosto vai começar o Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais, no Parque Municipal de Belo Horizonte, em Belo Horizonte, com entrada gratuita para os visitantes participarem desse importante evento literário até o dia 20.

A programação pode ser acessada no link http://www.salaodolivro.com.br/programacao-por-dia

O dia a dia do Salão do Livro foi preparado pelo escritor Leo Cunha. Em sua página no Facebook, ele explica que “como curador das mesas redondas e bate-papos com autores, tentei propor diálogos com o que a moçada lê e curte: os adolescentes, por exemplo, poderão acompanhar mesas sobre séries e sagas, terror e aventura; as crianças, sobre a poesia, o lúdico, a ilustração. Mas, o tempo todo, com o cuidado de convidar escritores, ilustradores, editores e pesquisadores que trabalham com a ótima literatura infantil e juvenil que publicamos e lemos aqui no Brasil”.

A programação inclui a realização de oficinas como a de narração de histórias, música, leitura digital e criação de quadrinhos. Destaco a do dia 18/8, às 15:30h, com um tema muito importante para os pais: “Começando do zero: literatura para bebês” com Alessandra Roscoe, no Palco Rede Social.

O visitante do Salão deve prestar atenção numa atividade de nome sugestivo: o Encontro Marcadinho que dará às crianças a oportunidade de interagir com escritores e ilustradores, como Mário Vale, Ilan Brenman, Mariangela Haddad, Branca de Paula, Rosana de Mont`Alverne, Benita Prieto, Vanderlei Timóteo, Marilda Castanha, Mauro Martins, Murilo Andreas e Fernando dos Santos.

Serão muitos bate-papos entre o público e os autores, no Teatro Francisco Nunes.

No dia 16/8, às 9:00h, o tema “Sexo, morte e religião: os tabus na Literatura Infanto Juvenil” será debatido com os escritores Ilan Brenman e José Mauro Brant com mediação de Antonieta Cunha. Às 14:00h, o tema será “Livro infantil: coisa de ler, virar, soprar, balançar” com os escritores Tino Freitas e Mário Alex Rosa com mediação de Fabíola Farias.

No dia 17/8, o bate-papo continua às 9:15h com o tema “Série e sagas: a paixão dos jovens leitores” com os escritores Marcos Mota e Rosana Rios com mediação de  Zélia Versiani. Prossegue às 14:00h com o tema “Poesia para crianças: jogo e emoção” com Sônia Barros e Angela Leite de Souza com a mediação de Heloísa Davino.

Dia 18/8, às 9:15h, será a vez de debater “Leitores arrepiados: aventura e terror para jovens” com os escritores Rosa Amada Strausz e Luiz Antônio Aguiar com a mediação de Leo Cunha. Às 14:00h, o tema do bate-papo será “A ilustração que conta histórias” com Cláudio Martins e Marilda Castanha com a mediação de Flávio Fargas.

Dia 19/8, sábado, às 16:30h, o bate-papo será com a escritora Paula Pimenta.

A premiada ilustradora Marilda Castanha é a artista homenageada do Salão do Livro deste ano e, além da participação no bate-papo, ela vai apresentar exposição com algumas de suas artes.

Ainda fazem parte da programação, seminários com realização marcada para o Teatro Francisco Nunes. No dia 15/8, às 19:00h, “Para sempre era uma vez: relendo contos de fada” será apresentado por Cristina Agostinho e Ronaldo Simões Coelho com a mediação de Samuel Medina.

No dia 17/8, às 19:00h, assunto do seminário será “África: Presença na Literatura Infantil Brasileira” com Ieda de Oliveira e Rubem Filho com mediação de Celso Sisto.  No dia 18/8, às 19:00h, outro tema: “O caminho das pedras: o que as editoras publicam” com Lourdinha Mendes e Maria Mazzarello com mediação de Rosana de Mont’Alverne.

A abertura do Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais será no dia 16/8, às 10 horas, no Teatro Francisco Nunes. Após a cerimônia haverá uma apresentação da Cia.de Dança do Sesc. Quem quiser participar, deve confirmar presença no email câmara@camaramineiradolivro.com.br

Serviço

3º Salão do Livro Infantil e Juvenil de Minas Gerais

Data: 15 a 20 de agosto

Horário: segunda a sexta, de 8h30 às 20h; sábados e domingos: 9h às 21h

Local: Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Av. Afonso Pena, 1377, Centro – Belo Horizonte)

Informações: www.salaodolivro.com.br ou (31) 3241-2177 – Entrada Gratuita

th

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *