Marque na agenda: 1/10

IMG_3535

“Santa Leitura” na Pampulha

Domingo, dia 1º de outubro, a partir das 10 horas, o ponto de encontro da literatura infantil será ao lado da Igreja São Francisco de Assis, na praça Dino Barbieri. Todos estão convidados a curtir um domingo agradável em um ambiente arborizado, democrático e muito bonito.

O evento de incentivo à leitura é chamado, carinhosamente, pelos moradores da região de “Santa Leitura no Bosque” por causa das mangueiras existentes no espaço. O encontro tem livros para todas as idades, mas é na verdade um “Mundo de Literatura Infantil”, onde as crianças se sentem donas do projeto. Todos podem aproveitar uma variedade enorme de livros, além de contação de histórias com Eri Alves.

“O projeto é recheado de amor e é uma forma de despertar o interesse pelos livros, pelo conhecimento e tem sido bem correspondido, a praça é visitada por pessoas do mundo todo, mas principalmente pelos belo-horizontinos”, destaca Estella Cruzmel, idealizadora do projeto.

DivulgaçãoIdosos no Museu dos Brinquedos

O  Dia dos Idosos, celebrado nacionalmente no próximo dia 1º de outubro, será comemorado ao longo de todo o mês no Museu dos Brinquedos, que preparou uma programação especial para a Terceira Idade.Todas as tardes de segunda-feira de outubro, que correspondem aos dias 2, 9, 16 e 30/10, das 15h às 17h, haverá atendimento especial para a Terceira Idade.

O Museu contará com a presença de um profissional com experiência na área para receber o público e apoiar os educadores. Serão oferecidas oficinas, brincadeiras, visitas guiadas ao acervo, contação de histórias, músicas e brincadeiras cantadas, escolhidas especialmente para os idosos.

“A proposta busca proporcionar a este público um momento de reviver a magia de uma época tão saudosa, a infância, resgatar a delícia das brincadeiras genuínas e coletivas, promover momentos de socialização e valorizar as memórias individuais” destaca a diretora do Museu, Tatiana de Azevedo Camargo.  Os grupos interessados devem agendar antecipadamente; visitas individuais espontâneas podem comparecer sem marcação prévia.

Mais informações: Telefone: (31) 3261-3992 / 99843 0325 (Paula)

Site: www.museudosbrinquedos.org.br

Criancas_Instituto Gil Nogueira_Crédito Beto Heterovick

Parceiros de “Ler é Viver”

O Instituto Gil Nogueira (IGN), que mantém há 11 anos o projeto “Ler é Viver” para difundir a literatura entre alunos da rede pública de Belo Horizonte e algumas cidades do interior mineiro, ampliou, neste mês, o quadro de empresas parceiras da ONG. O Minas Shopping, um dos novos apoiadores, definiu que todas as suas ações de responsabilidade social passam, a partir de agora, a ser focadas no instituto. A primeira ação solidária será a premiação semestral de 100 professores do projeto com vale-compras.

Além disso, será implantado ‘um projeto para contação de histórias e um ponto de coleta de livros permanente no Minas Shopping. Outra ação é a divulgação do projeto “Ler é Viver” na home do site, no aplicativo MEU MINAS, post no Facebook (facebook.com/minasshopping) e envio de newsletter sobre o projeto. O Minas Shopping também vai aplicar a marca do projeto “Ler é Viver” em todas as peças de divulgação que envolverem sessões de autógrafos e outros eventos ligados a literatura.

No início dos semestres letivos, cada sala de aula das escolas participantes recebe do IGN uma caixa contendo 50 livros de literatura infantil, que podem ser levados para casa ou lidos em sala de aula. As crianças são estimuladas a ler e a interpretar os livros, a partir de incentivos, como as oficinas semanais de “contação de histórias” e uma premiação semestral que contempla alunos com melhor desempenho na interpretação dos livros lidos, mensurado por meio de uma avaliação pedagógica. Os professores também são premiados, todo semestre, a partir do alcance de média de 20 livros lidos e interpretados por sala. Assim, nos meses de junho e novembro, festas com atração cultural são promovidas nas escolas para entrega dos prêmios.

Outro novo parceiro do Instituto Gil Nogueira é o Grupo Interface, que possui 24 anos de experiência no mercado de comunicação empresarial. O objetivo, segundo o diretor-presidente da Interface, José Renato Lara, é envolver os profissionais do grupo no universo da leitura e fomentar a responsabilidade social. Uma das ações realizadas pela Interface será divulgar o Instituto Gil Nogueira nas redes sociais para disseminar o projeto entre o público da empresa. As demais empresas parceiras do Instituto Gil Nogueira são Gerdau, Hermes Pardini, JAM, Milplan Engenharia, MIP Engenharia e Automax, entre outras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *