Clube de Leitura CoraLê

IMG_1507146741427

Marismar Borém (foto) é um nome plenamente inserido na literatura infantil. Ela participa desta atividade de várias formas: é escritora, ilustradora, contadora de histórias, dirige a Cora Editora e mais recentemente lançou o Clube de Leitura CoraLê. Seu trabalho é inteiramente voltado para levar o livro, a arte literária e a leitura até às mãos das crianças.

O grande objetivo da Cora Editora é produzir “livros que ensinem coisas boas para as famílias e que mostrem bons exemplos para as crianças”. Outra forma que Marismar encontrou de levar o livro para as famílias foi através de uma assinatura mensal, o que garante que mês a mês o assinante vai receber em sua casa um livro de qualidade.

c73672_a3c8166b7939495b8d5c42f7c2e45540~mv2_d_3307_3188_s_4_2Os Clubes de Leitura estão em alta no Brasil, por que o valor das assinaturas é baixo e os livros são selecionados por especialistas. Além disso, não há o risco de os pais se esquecerem de adquirirem livros novos para manter na criança o hábito da leitura.

O blog entrevistou Marismar Borém sobre o CoraLê. Leia como funciona este Clube de Leitura.

Rosa Maria: Como surgiu a ideia de criar o Coralê? 

Marismar Borém: Atualmente e de forma intensiva venho escrevendo, ilustrando, contando histórias nas escolas e orientando famílias e educadores para a leitura. Com este trabalho muitas pessoas adquirem meus livros, mas só são 15 títulos e constantemente as mães solicitam: “Onde encontro livros iguais aos seus?” “Pode me indica outros livros?” “Por favor, me empresta os livros que você lê!”

E assim, surgiu a ideia do clube de livros que levem coisas boas para a infância. No início era só para as pessoas do meu círculo de contatos, mas a procura foi tão grande que ampliamos para todas as famílias que queiram o CoraLê.

thumbnail_20171007_094008RM: Como funciona o Coralê? Além de receber um livro mensalmente, o que mais o clube oferece?

MB: No Clube CoraLê a criança recebe um livro selecionado cuidadosamente, uma cartinha do autor, orientações para mediar a leitura na primeira infância e muitos mimos que o livro reserva.

RM: Como são selecionados os livros que são enviados mensalmente?

MB: Temos uma seleção criteriosa por uma fonoaudióloga, uma pedagoga, duas mães, escritoras da editora e crianças. Ah… Sim, muitas crianças lêem e comentam sobre o livro a ser selecionado.

RM: Como você vê a importância dos clubes de livros para a promoção da leitura hoje em dia?

MB: Imagina uma criança que mora no interior de Minas Gerais e que por volta do início do mês ela fica aguardando no portão de sua casa o horário do carteiro chegar. Seu livro está a caminho! Que felicidade. Esta é uma história real de um assinante do CoraLê. Os livros encantam e permitem à criança um mundo novo, de palavras, conhecimentos, alegrias e estímulos, despertando seu pensar e sentir. Assim, os clubes são ações que contribuem no fomento deste gênero. Esta é uma bonita trajetória para a leitura.

Link para o clube do livro: https://www.coraeditora.com/clube

capa-face

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *