Lançamentos da Paulus

Os dois últimos livros infantis lançados por essa editora destacam a natureza: as tradições de um povo indígena e uma paixão pelas aves.

th“Passarinho passará”

Esta obra conta a história de um menino que sonha ter um passarinho como amigo. Após ser presenteado com uma ave engaiolada, ele descobre o verdadeiro sentido da amizade e da liberdade.

Em um voo ousado, passou rente à janela e cantou para o menino: Passará! Passará!

A maioria das crianças se identifica com um animal de estimação, seja um cachorrinho, um gatinho, um peixinho… E por que não um passarinho? A história de Mariza Lima Gonçalves traz um menino que passava horas na janela apreciando os pássaros e desejando ter um para si. Ele queria contar seus segredos para os amigos voadores e fazia de tudo para se aproximar, mas nunca dava certo. “Quero um passarinho que cante só para mim. Quero contar para ele os meus segredos”, ele dizia.

O avô do garoto, vendo tamanha tristeza, resolveu presenteá-lo e, então, capturou uma ave. Só não imaginava que esse presente traria tantas reflexões e tantos aprendizados para alguém tão pequenino. Com ilustrações de Bill Borges, a obra fala sobre amizade, felicidade, liberdade e claro, a natureza – inclusive a importância de respeitar a natureza de cada ser. “Enquanto a lágrima do menino caía, o passarinho voou para a árvore do outro lado da rua e cantou. No canto, o menino ouviu: Obrigado!”

O livro custa R$ 36,00.

 th 1“Criações – Mitos Tenetehara”

Reunindo narrativas de um vasto repertório, este livro oferece ao leitor recontos de mitos de criação. São histórias originalmente contadas nas aldeias pelos tamúis, ou avós, mostrando como os homens aprenderam a tecer redes, fazer farinha ou construir canoas.

A origem da farinha, a criação da mulher, a primeira chuva e outros mitos acerca das origens dos Tenetehara são apresentados de forma simples na obra de Wilson Marques, que nas primeiras páginas contextualiza a história deste povo indígena, também conhecido como Guajajara, que habita as regiões da margem oriental amazônica. Segundo o autor, os Tenetehara continuam existindo como povo graças a alguns fatores fundamentais – entre eles, a capacidade que tiveram de manter viva sua língua e o hábito, até hoje praticado nas aldeias, de contar e ouvir narrativas, por meio das quais os mais velhos passam aos mais jovens os valores básicos e essenciais de sua cultura.

As ilustrações complementam a história. Luciano Tasso conta que, para ilustrar a obra, preocupou-se em desenvolver uma linguagem própria que pudesse, a partir da combinação de formas básicas, produzir os desenhos que aparecem na obra. O livro custa R$ 42,00.

Ambos podem ser comprados no site da editora: http://www.paulus.com.br/loja/literatura-infantil_c_21_159.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *