Ouro Preto e Mariana unidas pela literatura

Os ares de Ouro Preto já transmitem poesia com a realização do Fórum das Letras e Fórum das Letrinhas. A programação do primeiro, que enaltece a “poesia como antídoto”, será realizada a partir deste domingo, dia 19/11, até o dia 26/11. Mas a programação infantil do Fórum das Letrinhas já começou e segue até o dia 25/11.

23518942_1365673933562327_2991891371047594812_n

No ano em que se completam 115 anos de nascimento e três décadas da morte de Carlos Drummond de Andrade, o Fórum das Letras se volta para a obra deste que é um dos maiores poetas brasileiros. Autor, entre muitas outras, de pérolas como “Estampas de Vila Rica” e “Morte das Casas de Ouro Preto”, presentes em Claro Enigma, que evocam sua passagem pela cidade, e do livro “Sentimento do Mundo”, tema desta edição.

“Esse livro tem uma atualidade impressionante nos tempos que correm, no Brasil e no mundo. O que é o ‘sentimento do mundo”, na visão do poeta? Penso que é a dor provocada por uma certa impotência diante das mazelas da humanidade. Contudo, os homens podem se unir para reinventar o futuro, a poesia pode ser o antídoto contra a descrença, o individualismo, a ganância e o ódio. É essa esperança que rege o Fórum das Letras”, afirma Guiomar de Grammont, coordenadora e curadora do evento.Drummond é o grande homenageado do evento.

A homenagem ao poeta contará com a presença do cenógrafo Pedro Drummond, neto do poeta. Ele participará do debate “Vem, Carlos, ser gauche na vida!”, com o escritor Humberto Werneck, que vem se dedicando à biografia do mineiro, a ser lançada em 2018, mediado por Edmilson Caminha. Este também será o nome da exposição montada a partir da parceria cultural com o Sesc, que prepara ainda outras novidades para este ano. Já a trajetória do poeta será lembrada no debate “Sentimento do Mundo – A obra de Carlos Drummond de Andrade”, com a presença do poeta brasileiro Antonio Carlos Secchin, do português Arnaldo Saraiva e do ensaísta Murilo Marcondes de Moura.

O Fórum das Letras acontece entre os dias 19 e 26 de novembro e, pela primeira vez, se estenderá para a vizinha Mariana. A programação do evento está neste link http://www.forumdasletras.com.br/programacao

O Fórum das Letrinhas coordenado pela curadora Tereza Gabarra.

O Fórum das Letrinhas é coordenado pela curadora Tereza Gabarra

As Letrinhas

Essa semana começou o Fórum das Letrinhas coordenado pela curadora Tereza Gabarra. A iniciativa voltada para o público infantojuvenil está beneficiando 1.200 alunos de 22 escolas da rede pública de ensino, com idade a partir de seis anos, além da participação de 350 educadores da comunidade.

“A realização deste encontro foi possível pela união de forças e objetivos entre o Fórum das Letras – Fórum das Letrinhas, a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), a Secretaria Municipal de Educação de Ouro Preto (SME) e a Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)”, explica a co-curadora, Tereza Gabarra.

A programação do Fórum das Letrinhas incluirá ainda atividades voltadas para as crianças e adolescentes. As ações serão realizadas de 21 a 25 de novembro e, na próxima semana, falaremos mais a respeito dela. A programação completa está no link http://forumdasletras.com.br/forum-das-letrinhas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *