“Uma história dentro da outra e Lendas do rio Doce”

untitled ppHoje, apresentamos mais um livro que vale como referência como um bom presente de Natal. O lançamento é da Zit Editora.

 

 

A baía do Rio Doce — território que cruza parte de Minas Gerais e do Espírito Santo — foi palco, em 2015, do maior desastre ambiental do Brasil. Mas não foi só a vida fluvial, a fauna e a flora ao redor que sofreram as consequências terríveis da tragédia. As lendas e causos reunidas neste novo livro da Zit Editora dão mostras de como é forte a cultura popular erigida ao redor do Rio Doce, e de como é importante preservá-la.

Munida de um texto saboroso e cheio de lirismo, Geny Vilas-Novas conta histórias como a do filho do caçador, que ficava sob os cuidados de um cão enquanto o pai saía para caçar; do Capeta que se transforma num gato preto para desmantelar a vida de um casal feliz; ou do menino que caiu dentro do rio e que o pai transformou num peixe enorme de escamas douradas. Entremeadas a essas lendas, as histórias da meninice no sítio. Uma viagem que fica ainda mais atraente com as ilustrações de Flávio Colin, craque do desenho que nos deixou em 2002.

Uma-historia-dentro-da-outra_CAPA-assessoriaGeny Vilas-Novas nasceu no Sitio de Cima, na parte alta da Fazenda Boa Esperança, que pertencia a seus avós, em Minas Gerais, no vale do rio Doce. É autora dos romances Adeus, rio Doce (Bom Texto, 2006); Flores de vidro e Onde está meu coração (7Letras, 2015) e Fazendas ásperas (7Letras, 2017). Participou de diversas antologias de contos, entre as quais: Marquesa de Santos (Bom Texto, 2003), Tempo de Nassau, um príncipe em Pernambuco (Bom Texto, 2004), Ásperos e macios: histórias de amor e vingança (Bom Texto, 2010), e O rei, o rio e suas histórias (7Letras, 2012).

Flávio Colin Flávio Barbosa Mavignier Colin – Começou a desenhar quadrinhos aos 26 anos, na RGE – Rio Gráfica e Editora (atual Editora Globo), no Rio de janeiro, entre o período de 1956 a 1959. Nos anos 1980, produziu histórias para as revistas Spektro (Ed. Vecchi), Inter (Ed. Internacional) e Mestres do terror e calafrio (Ed. D-Arte), bem como edições especiais como A história de Curitiba, A Guerra dos Farrapos, O continente do rio Grande, Mulher diaba no rastro de Lampião e O boi das aspas de ouro. Em fevereiro de 2001, ganhou o troféu Angelo Agostini de melhor desenhista de 2000, com a obra Fawcett. Seus últimos trabalhos foram o álbum Estórias gerais (Autêntica, 2013), A companhia das sombras, Admirável Novo Mundo, Uma noite no fim do mundo, reunidas no volume Fantasmagoriana & outros contos sombrios (Autêntica, 2013), e as ilustrações desse Uma história dentro da outra e Lendas do rio Doce, que finalmente é publicado em 2017, quinze anos depois de sua morte, em agosto de 2002, no Rio de Janeiro.

O livro custa R$ 34,90 e pode ser adquirido nas livrarias virtuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *