Livros infantojuvenis da Editora do Brasil

O blog publica alguns lançamentos recentes para crianças e jovens como uma referência para os pais e educadores. Lembrem-se: férias também é época de leitura.

image004

“Claro, Cleusa. Claro, Clóvis”

 

Interessante a abordagem desse livro: o relacionamento entre os personagens é descrito com figuras geométricas. Isso faz de “Claro, Cleusa. Claro, Clóvis” um livro com linguagem visual criativa e lúdica, que possibilita ao leitor imaginar novas formas de construção de desenhos e de relações que a amizade proporciona para quem a cultiva .

O que as figuras geométricas de um quadrado, um triângulo e um círculo podem nos ensinar sobre a amizade e o relacionamento interpessoal? A escritora, ilustradora e designer gráfico, a premiada Raquel Matsushita, usa a movimentação e a criatividade de seus desenhos para demonstrar ao público infantil o benefício que a abertura de espaço para a união dos amigos pode causar.

blog cleusa e clovis il 2

O livro conta a amizade de Cleusa, um triângulo; e Clóvis, um quadrado; que se completam perfeitamente, até o dia em que Clóvis fica doente e surge Catarina, uma nova personagem, na figura de um círculo. Inicialmente, a presença de Catarina incomoda, mas eles descobrirão que novas formas de construção da amizade podem surgir.

A união do trio geométrico abre infinitas leituras de imagens, que possibilitam ao leitor fazer sua própria interpretação para dar sentido às novas formas de amizade. Um livro, que de maneira divertida e criativa, vai ajudar as crianças a abrir espaço para os relacionamentos interpessoais.

IMG_20170830_075623

 

828253_ampliada“Que amores de sons”

Esse é um lançamento da Editora do Brasil em parceria entre o escritor português Alexandre Honrado e a escritora brasileira Penélope Martins. Uma narrativa sobre uma linda história de amor recheada de onomatopeias divertidas e diferentes, que trata de forma sensível sobre o encontro de dois personagens que amam os sons, a música e as coisas simples da vida.

Os cenários deslumbrantes criados pela ilustradora espanhola Nívola Uyá complementam a beleza desse livro feito para pequenos e grandes que amam singelas histórias de afeto.

 

IMG_20171203_155423

 

image010“O mar de Cecília”

Imagens e estrofes curtas revelam um mar em homenagem à poesia de Cecília Meireles, um dos grandes nomes da poesia em língua portuguesa. O livro é de autoria da escritora e ilustradora Rosinha, lançamento da Editora do Brasil. “Minha intenção é convidar o leitor a conhecer a obra de Cecília e homenageá-la com um poema visual”, conta Rosinha.

Cecilia-6-4-1Cecília escreveu três livros para os pequenos e foi considerada a responsável pela maturidade da poesia infantojuvenil. Rosinha leu um destes livros, “Isto ou Aquilo”, com nove anos de idade e, desde então, passou a conviver com os poemas de Cecília. Para a homenagem, Rosinha criou um conceito no qual expôs suas emoções usando estrofes curtas com referências da poetisa e ilustrações apaixonantes em grafite e lápis de cor sobre papel, que pudessem ser um labirinto para levar o leitor de uma página à outra.

O processo criativo fez com que a escritora, para chegar ao texto, lesse toda a obra e percebesse a importância do mar na poesia de Cecília. “A intenção foi apresentar para a criança, os poemas que me marcaram”, diz Rosinha, que fez o texto antes das ilustrações. “Depois desse mergulho na obra, busquei um conceito que juntasse meu sentimento dessa leitura com o que estava vivendo naquele momento de criação”, conta.

Cecilia-site-4

Foi a partir daí que Rosinha passou a criar imagens como se fossem uma espécie de labirinto que se conecta com o texto. Segundo Rosinha, a última imagem de cada página tem uma ligação com a primeira da página seguinte, fazendo com que o leitor navegue, com suas visões, pelo Mar de Cecília. “Assim busquei criar um poema visual que não repetisse literalmente o texto, mas que criasse uma poética que possibilitasse a imaginação do leitor”, revela Rosinha, que deixa claro: “É uma visão muito particular da obra de Cecília”. “Faz parte do meu desejo de ilustrar alguns poetas que gosto e são importantes demais, sob meu ponto de vista. Cecília foi a primeira e espero conseguir homenagear outros”, diz a autora.

capa_2_por_4_2018_pdf_final_talita.indd

“2por4, um encontro musical com palhaços”

O livro é de autoria do premiado Grupo Esparrama em parceria com a maestrina Ester Freire. Este primeiro título da nova coleção “Teatro em livro”, da Editora do Brasil, é uma mistura gostosa entre circo, música e, claro, teatro.

Os palhaços Batatinha e Nerdolino estão muito empenhados em reger um quarteto de cordas. Vivendo situações muito engraçadas e tendo como pano de fundo o universo musical, eles vão ensinar e aprender muita coisa relacionada ao som, ao ritmo e a outros elementos dessa arte.

 

oReiLeaoCareca-34vzmugq3v8bacs5jnd8ne“O rei leão careca”

A obra escrita por Maria Cristina Furtado conta a história de Arthur, um leãozinho muito esperto e curioso, que como futuro rei da Floresta do Sul, torna-se amigo de muitos animais e fica fascinado com a diversidade e a importância de cada um deles para a selva.

Mas tem algo que deixa Arthur muito triste: a desigualdade entre a realeza e o povo. Disposto a mudar isso, o leãozinho terá de enfrentar um desonesto Conselho Real e um argumento pra lá de injusto para ele não se tornar rei: a falta de uma juba!

O leitor vai descobrir que a aparência não é o mais importante nesta incrível história, que acompanha um CD com músicas divertidas e revela a importância do respeito, da amizade e da justiça.

image003

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *