“Roupa de camaleão”

A expectativa de um camaleão apaixonado: o que acontece quando um lagarto, que vive mudando de pele, marca um encontro? Os preparativos podem virar uma farra de estampas e cores, narrada num livro cheio de bossa .

Roupa-de-camaleão-4

Camaleão é um bicho engraçado, capaz de mudar de cor como quem troca de roupa. Tanta transformação ocorre para despistar os inimigos, dizem os cientistas. Mas decerto afirmam isso porque nunca se depararam com uma história como a de André Vargas e Luiz Silva, na qual um camaleão para lá de simpático experimenta o frio na barriga e a pergunta terrível que assola todo mundo, instantes antes do primeiro encontro: e agora? Que cor de roupa eu vou me vestir?

Pois estampas e coloridos não faltam ao adorável protagonista de Roupa de camaleão”. Com esmero e vaidade, ele capricha nos preparativos. Põe gravata borboleta e se mira no espelho calmo do rio, indagando se está mais para jacaré ou para crocodilo… Um camaleão, afinal, pode se transformar em qualquer coisa. Difícil é controlar a ansiedade. Ainda mais quando um golpe do destino antecipa o rumo dos acontecimentos.   

Com versos divertidos e ilustrações vibrantes, cheias de bossa, “Roupa de camaleão” celebra o prazer e a graça dos encontros, essa sensação de “caçada de sabores”, onde “o começo nunca tem fim”. Com isso, sela também a amizade de dois artistas, dois jovens talentos do texto e das imagens. Uma parceria que comprova o vigor da literatura infantil brasileira — ela própria camaleônica, cheia de novidades.

André Vargas é poeta e compositor. Natural de Cabo Frio e graduando em Filosofia pela UFRJ, já publicou “Caraminholas – Poesias do fundo da cachola”, pela editora Multifoco. Luiz Silva nasceu na cidade de São Gonçalo, no Rio de Janeiro, em 1988. É formado em Gravura pela Escola de Belas Artes, da UFRJ. Utiliza, além das técnicas de gravura, o desenho e a pintura como meios de expressão.  

Um trechinho do livro para você:

Roupa-de-camaleão-2

Que cor pôr em meu corpo 

Compondo a roupa do encontro? 

Encontro todas as cores do mundo 

E, em um segundo, estou pronto. 

Roupa-de-camaleão-3 

Não quero uma cor qualquer. 

Bem me queira! Pois vou estampado! 

Tampado de cores vibrantes, 

Antes colorido que apagado. 

Roupa-de-camaleão-1

O livro tem o selo da Escrita Fina Edições. São 24 páginas. O preço é R$ 25,90.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *