As bibliotecas comunitárias

IMG-20180108-WA0010

Frequentar bibliotecas com as crianças é um ótimo hábito. Normalmente, são locais próximos de casa, espaços de convivência, onde o leitor vai encontrar bons livros e a orientação de profissionais e/ou voluntários.  A Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias, atuante nas principais cidades brasileiras, está indicando alguns livros infantis que certamente vão agradar muito a meninada.

“Vovô Verde”, de Lene Smith

{B396C42D-983F-4E09-8EFF-5D181FAAAFBB}Img400

A história é narrada com o olhar do bisneto contando a trajetória de vida do seu bisavô, que viveu sua infância em uma fazenda, adorava ler sobre jardins encantados, mágicos e marias-fumaças. Uma ótima leitura para viajarmos pelo mundo encantado dos avós.

9781596436077_IN02

 

“Sr. Laranjeira”, de Filipe Firian

Sr.Laranjeira_capa.indd

É uma história divertida e informativa. Tem como personagem o sabiá- laranjeira, a ave símbolo do Brasil. Vai ser bom conhecer o dia a dia do Sr. Laranjeira especialmente  seus cantos e contos.

Sr.Laranjeira_capa.indd

“Belizbel”, história e ilustrações de Luciano Pontes 

522180

Uma narrativa recheada de sonhos e esperanças sobre três irmãos, que viviam perambulando pelos lugares. Dentre os irmãos há um que era um sonhador e catava papéis para sobreviver.

livro_1

“Ouvindo as conchas do mar”, do escritor Luciano Pontes e ilustrador de André Neves

099759

O livro conta a história do Caíque, um menino que morava em uma ilha e seu pai era pescador e vivia os dias no mar. O menino recebeu de presente uma concha para lhe fazer companhia. Mas Caíque queria ir junto com o pai para descobrir os encantos do mar.

blog ouvindo as conchas il3

Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias

Criada em 2015, a Rede Nacional atua na promoção do livro e da leitura com mais de 110 Bibliotecas Comunitárias espalhadas por nove estados: Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul, Maranhão, Rio de Janeiro, Pará e Ceará.

Visite a página da Rede Nacional https://www.rnbc.org.br/

Procure por Integrantes da RNBC e veja onde estão localizadas as bibliotecas da região onde mora. Esses espaços têm atividades para todos os públicos com um ambiente aconchegante e um acervo diversificado.

Matéria do Publishnews informa que as ações da Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias (RNBC) e do Programa Prazer em Ler foram reconhecidas na 2ª edição do Prêmio IPL – Retratos do Brasil 2017, do Instituto Pró-Livro, ao vencer na categoria de bibliotecas.

“Esse foi um ano de muitas ações. Organizamos três encontros nacionais: em São Luís, no Pará e em Recife em São Luís, Belém e Recife. Além disso, as bibliotecas da Rede realizaram seminários e ações voltadas para políticas públicas do livro e da leitura em seus municípios. Findar o ano com esse prêmio nos fortalece e evidencia o belíssimo trabalho das bibliotecas comunitárias do Brasil: de resistência, força e união”, afirmou Rodrigo Pita, integrante do Conselho Gestor da RNBC.

Desde a sua formação, a Rede Nacional tem como objetivos influenciar políticas públicas com orçamento para as bibliotecas comunitárias, promover o livro e a literatura como um direito humano.

“Seguimos potencializando as bibliotecas na luta pela democratização do livro e do acesso à literatura no país e para a manutenção de nossos espaços. Em 2018, a RNBC está engajada para agregar mais bibliotecas, dialogar com outros atores na área do livro e da leitura, ocupando cada vez mais as plenárias das câmaras e os espaços públicos, as ruas e as vielas na resistência pelas bibliotecas e para a promoção da leitura no país”, afirmou Rodrigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *