A arte de contar histórias

Vanessa Corrêa leva para o curso sua experiência como uma bem sucedida contadora de histórias

 Vanessa Corrêa leva para o curso sua experiência como uma bem sucedida contadora de histórias

O blog sempre dá dicas para pais, avós, tios e professores sobre a melhor forma de contar histórias para as crianças e, assim, diverti-las e estimulá-las para o livro e a leitura. Mas, hoje, em vez de dicas, o blog vai oferecer a oportunidade dos familiares e professores aprenderem a verdadeira arte de contar histórias, através de um curso, que será realizado por uma narradora profissional, escritora, pedagoga e mestre em educação, a Vanessa Corrêa.

O curso “Brincando com as palavras, a arte de contar histórias” está marcado para o dia 5 de maio, sábado, de 8:30 às 12:30 horas, à Rua São Paulo, 1932 – 3° andar, em Lourdes, Belo Horizonte. As inscrições estão abertas, custam R$ 60,00 e podem ser feitas pelo celular 99268-6885.

“A arte de contar histórias é amiga da arte. Para o ser humano a arte é uma das formas mais expressivas para revelar os seus sentimentos e as suas emoções. A arte pode abranger um mosaico de concepções, cada qual com o seu sentido e valor, de acordo com o contexto cultural ao qual o processo artístico o transporta, e pode ser definida como: o lugar de conhecimento, de expressão, de um fazer. É uma das expressões artísticas em que a palavra é a protagonista, e o corpo, a voz, o olhar são elementos essenciais para que a palavra dita seja  degustada, enlevada e decifrada em toda a sua força e essência”, explica Vanessa Corrêa.

“Os fios que tecem as palavras formam uma trama, uma trama de histórias, que com a sua magia nos reporta a mundos intangíveis, a emoções adormecidas, aguçam nossos sentidos, nos transforma”, acrescenta a narradora de histórias. 

Vanessa explica que narrar histórias é uma forma de levar arte literária para adultos e crianças

Vanessa explica que narrar histórias é uma forma de levar arte literária para adultos e crianças

Segundo Vanessa, “contar histórias é também aprender a arte de brincar com as palavras. Que tal aprender a brincar com elas usando recursos interessantes e descobrir por meio de atividades práticas o universo de recursos para uma narração oral alegre que desperte o gosto pelo saber e pela leitura?”

O convite de Vanessa Corrêa vai ajudar os interessados a descobrirem “o mundo de possibilidades do ‘Era uma vez’…

O curso que ela preparou vai ensinar principalmente sobre:
✔Porque contar histórias é uma arte
✔Recursos utilizados para contar histórias;
✔Teatro de sombras nas narrativas
✔Momentos da narração: aquecimento, introdução, narração e fechamento;
✔Elementos que compõe a narração: expressão, voz, olhar e corpo. Brincando com as palavras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *