“Manu e o segredo da caixinha”

A escritora e editora Marismar Borém lançou recentemente um livro que trata das relações das crianças com suas famílias. Nesta história, a menina Manu guarda algo em uma caixinha, herança de família. Para ela é um segredo. Um dia, ela resolveu compartilhá-lo e descobriu o motivo de de os segredos nunca envelhecerem.

file

A menina Manuela ou simplesmente Manu já nasceu com uma herança reservada especialmente para ela. Qual? Um segredo. Manu, então, precisa aprender a desvendar esse segredo de família.

“Você sabia que eu tenho um segredo? Está guardado em uma caixinha. É uma caixinha bem velhinha, pois ela já era guardada para mim pela mãe da minha mãe”.

Mesmo sabendo que é um segredo de família, fica a dúvida: o que está tão bem guardado nessa caixinha? Essa é a pergunta que o leitor vai conviver durante a leitura do livro em suas 27 páginas desenhadas graficamente e ilustradas por Denise Rochael.

Manu explica duas coisas:

“Os segredos nunca envelhecem”.

“Segredos são coisas importantes, que ninguém pode saber”.

Mesmo assim, a menina levou o seu segredo para mostrar para os colegas da escola.

“Mas quando abriu a caixinha… ai… ai… ai… Meus amigos perderam rapidinho a curiosidade e ainda resmungaram:

_Ah! Isso não é segredo! É tão simples!

Simples para eles, por isso Manu imediatamente explicou:

“É simples o que está na caixinha, mas foi muito importante para a minha avó, para a minha mãe e agora eu o tenho comigo. Para mim, é importante e é segredo.”

Nos tempos atuais, em que muitos jovens revelam dificuldades para conviver com os mais velhos, a reflexão que essa história oferece para as crianças é muito significativa. Entram em cena, o avô, a avó, o pai, a mãe e a criança Manu.

A menina, felizmente, reconhece o valor do seu segredo e de ter o amor de sua família, que guardou a caixinha para ela.

“Neste momento, também senti uma sensação bem gostosa dentro de mim. Uma alegria sem igual, um afeto pela minha família misturado com amor e amizade”. . .

Manu se sentiu “flutuando no Céu entre fofas nuvens azuis”. Depois da reflexão sobre os valores da família, a autora Marismar Borém pergunta:

“E você? Tem um segredo de família”?

Está na hora do leitor aprender.

images814PGEMDMarismar Borém é mineira de Montes Claros. Ela confessa que teve uma infância marcada por valiosas aventuras numa fazenda do interior de Minas Gerais. Tantas aventuras de infância rendem muitas histórias já escritas pela escritora. Tantas que ela criou e dirige uma editora, a Cora, para lançar seus livros e os livros escritos por outros autores.

A ilustradora Denise Rochael também é mineira: educadora de artes e autora de livros infantojuvenis, desde 1986.

“Manu e o segredo da caixinha” custa R$ 35,00 e pode ser comprado nesse link: https://www.coraeditora.com/product-page/manu-e-o-segredo-da-caixinha-1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *