“Alto, baixo, num sussurro”

Um livro para as crianças pensarem sobre a intensidade sonora. Através deste lançamento da Editora do Brasil, é possível compreender a importância do som e também do silêncio e suas diversas formas.

311c2b51473617_58ee978adb195

Recebi o livro “Alto, baixo, num sussurro”, edição do professor. É um daqueles livros que nos surpreende por vários motivos: a originalidade, a sequência da narração, a pesquisa, a forma de tratar o tema e a beleza de cada página. Os autores Romana Romanyshyn e Andriy Lesiv são da Ucrânia e detêm os mais importantes prêmios mundiais da literatura infantil especialmente no quesito ‘ilustração’.

Eles abordam o mundo invisível dos sons e do silêncio, da audição e da surdez, e ainda tratam da importância de ouvir e escutar os outros. E também de entender mesmo sem usar palavras em “Alto, baixo, num sussurro”, 61 páginas, tradução de Flora Manzione.

f066eb51473617_58f714df93fbb

A cada página, surge um aprendizado, uma proposta de conversar com as crianças e conduzi-las a pensar e pesquisar mais sobre o tema. As ilustrações materializam o invisível mundo do som: anatomia humana do sistema auditivo, sons harmoniosos ou não, sons altos e baixos, a música, tipos de vozes masculinas e femininas, os sons do nosso corpo que os médicos escutam, os sons da nossa casa, os sons da rua, da natureza e dos animais, os sons dos idiomas, a língua dos sinais, os sons entre duas pessoas e seus sentimentos e o silêncio. Tudo isso é explicado no livro.

“No começo, tudo era silêncio. Mas depois tudo ficou barulhento. O Universo se encheu de sons”.

O som é invisível. Porém, atrai nossa atenção, nós o ouvimos e então o escutamos”.

16833251473617_58ee978adbe7f

Um pouco mais adiante, lemos:

2418No mar de sonhos conhecidos e desconhecidos buscamos ordem e harmonia. É assim que nasce a música.” Nesta fase do livro, o leitor encontra uma rica oportunidade de entrar no mundo dos sons dos instrumentos musicais antigos e atuais, além das vozes e canções. “Graças à voz, podemos entender e nos comunicar com quem está perto de nós. E com a ajuda dela, você também pode fazer um milagre chamado canto”.

Se o livro trata de sons, também inclui a ausência dele. E os momentos de silêncio? “No silêncio podemos encontrar o que procurávamos há tempos e ouvir algo muito importante _ por exemplo, o som de dois corações batendo”.

“Alto, baixo, num sussurro” é um livro para se guardar e referência de pesquisa até mesmo para os adultos. Esse universo dos sons e do silêncio custa R$ 48,20 e está à venda nas principais livrarias e n o site da editora www.editoradobrasil.com.br/lojavirtual/detalhe.asp?CODIGO=74150105211

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *