Dia Mundial do Brincar

2

O Dia Mundial do Brincar é comemorado em 28 de maio. Mas há quem se anime a organizar uma semana inteira em defesa desse direito assegurado por lei às crianças. Instituições e escolas brasileiras estão celebrando a data com muita festa e alegria para a meninada.

1

O “World Play Day” é um evento conhecido como Dia Internacional do Brincar ou Dia Mundial do Brincar que é celebrado em mais de 40 países do mundo, inclusive  no Brasil. Este dia relembra que o brincar é um direito (artigo 31º da Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas) e uma alegria essencial para pessoas de todas as idades.

O site português, “Calendarr”, destaca que “brincar traz vantagens como a diversão, a educação, o aumento da concentração, criatividade, exploração e convivência. Apesar do brincar ser uma das atividades mais comuns da infância, ela é muitas vezes negligenciada, com os pais a não terem tempo para os filhos, com a crescente urbanização e perda de locais de brincadeiras, assim como com a comercialização do brincar, com o crescimento dos videojogos. Em certos países, o brincar é até um ato interditado pelo trabalho infantil e pelo recrutamento de crianças para a guerra”.

3

Como celebrar a data

No dia 28/5 ou, ao longo da última semana de maio (a Semana do Brincar), realizam-se atividades onde a palavra de ordem é uma só: brincar. Entre outras atividades pode-se:

Jogar jogos tradicionais ao ar livre

Brincar em parques infantis

Reunir pais, filhos e avós nos mesmos jogos

Incentivar brincadeiras nas escolas

Pegar nos brinquedos de criança

Fazer um piquenique com as crianças

4.1

A data foi criada em 1999 pela International Toy Library (ITLA), na 8ª Conferência Internacional de Ludotecas em Tóquio, sendo celebrada pela primeira vez em 2000 e reconhecida no calendário da UNICEF. Foi escolhido o dia 28 de maio por esta data ser o dia de aniversário da ITLA, uma instituição que luta pela justiça para todos os cidadãos, em especial, as crianças.

A Aliança pela Infância, instituição surgiu na Inglaterra e nos Estados Unidos, em 1997, e chegou ao Brasil em 2001 com o objetivo com uma Carta de Princípios elaborada no início do movimento, que trata do tempo da infância, do que as crianças verdadeiramente necessitam e dos seus direitos mais essenciais. No Brasil, mais uma vez, ela promoveu, este ano, a Semana Mundial do Brincar, uma semana de mobilização para lembrar os adultos sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento de nossos pequenos.

Dessa forma, educadores, pais, comunicadores, médicos e instituições privadas e governamentais promovem, todos juntos, uma semana com uma série de atividades, como brincadeiras abertas para a comunidade, palestras e ciclos de debates, que buscam valorizar e lembrar a importância do Brincar.

6

“Esta semana é muito importante para a Aliança pela Infância, pois é uma mobilização que reúne diferentes atores como pais, educadores, médicos, comunicadores, instituições privadas, representantes de instituições governamentais, entre outros. Juntos, realizamos um conjunto de ações com o objetivo de ressaltar a importância do Brincar na sociedade. O foco  é lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e o respeito do tempo das crianças brincarem.  Cada vez mais vemos famílias que, por não poderem ter um tempo de qualidade com seus filhos, compram vídeos, jogos eletrônicos entre outras coisas e passam menos tempo ao lado deles”, declara a instituição em seu site.

Segundo a Aliança, brincar  é:

—  Atividade essencial com fim em si mesma

—  Instrumento de expressão e desenvolvimento da criança

—  Resgate cultural das brincadeiras de rua e vivências lúdicas

—  Fonte de aprendizado, transmissão de saberes e de educação para todos

—  Expressão cultural que promove encontros entre membros de gerações diferentes

—  Criador de vínculos sociais e de comunicação

—  Lazer e fonte de prazer

Aliança pela Infância no Brasil tem divulgado e incentivado a comemoração do Dia internacional do Brincar, desde sua criação. Para esta rede, o movimento que dissemina o Brincar é extremamente importante, pois acredita que as crianças precisam de tempo para ser crianças.

4

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *