“Peixe-Amigo-Pássaro”

Uma história de afeto entre um menino e um peixe é o tema de lançamento da Páginas Editora nesse sábado.

33130962_10204738461097965_3855589800862023680_n

Como uma narrativa dirigida ao público infanto-juvenil, pais e professores, a escritora e especialista em educação Jalmelice Luz traz em seu novo trabalho uma história de afeto entre um menino e um peixe. O livro “Peixe-Amigo-Pássaro”, será lançado nesse sábado, 26 de maio, de 9h às 12h, em Belo Horizonte, no espaço Assim, doce!, no bairro Santa Efigênia, pela Páginas Editora. O artista plástico Alisson Damasceno é o ilustrador do livro.

A história trata da primeira experiência do protagonista, uma criança, com a morte. Tema que ainda é considerado tabu, por alguns setores da sociedade, a autora lembra que a abordagem é lúdica e criativa e o texto reflexivo, mas de fácil compreensão. “A perda do peixe-pássaro, de forma surpreendente, conduz o menino a outros lugares de afeto, de descobertas e de partilha de experiência de vida dentro da família, com amigos e colegas de escola”, explica Jalmelice.

jal luzDe maneira inusitada, a obra aborda ainda sobre a relação com os animais de estimação. Independentemente do animal e espécie, os bichinhos possuem um papel importante na vida dos seres humanos, em especial, das crianças e adolescentes. Segundo Jalmelice, a inspiração veio dessa compreensão e de experiências com sua filha.  “A interação, a presença em casa de animais pode transformar vidas e trazer uma bela mensagem de afeto”, acrescenta a autora.

Jalmelice Luz é uma escritora mineira, que vive em Belo Horizonte, autora do romance “Noites Pretas”, também pela Páginas Editora, coautora do livro “Mulheres de Minas: lutas e conquistas”. Revisora e editora de produções acadêmicas, a exemplo do livro Desafios da Gestão Escolar, de autoria da professora Jussara Paschoalino; edição dos dossiês temáticos: assimetria raciais no Brasil, gênero e reprodução humana assistida. Formada em jornalismo e Relações Públicas, é mestre em Educação e tem especializações nas áreas de comunicação e educação.

O escritor José Roberto Pereira é quem faz a apresentação do livro:

“João Camillo, personagem de “Peixe-amigo-pássaro”, de Jalmelice Luz, nos envolve e nos leva a participar de suas próprias descobertas vividas em uma das fases mais memoráveis de nossas vidas: a infância. Suas observações e vivências do cotidiano nos convidam a viver o tempo presente. A narrativa poética, enxuta e delicada do texto é um convite a desacelerar a vida corrida e observar o mundo em nossa volta; já que o tempo que subtrais coisas e seres é o mesmo que nos oferece oportunidades e descobertas”.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *