A cobiçada arte de Maurizio Manzo

Trabalho do designer gráfico, que atua em Ouro Preto, Minas Gerais, para um livro infantil a ser lançado no segundo semestre deste ano, foi escolhida por um júri especializado e está entre as melhores de um concurso internacional.

Em 2018, 1500 ilustrações, de 26 países do mundo, concorreram ao concurso de ilustração do "BookILL Fest ", da Sérvia, e o único brasileiro com trabalho selecionado foi Maurizio Manzo

Em 2018, 1500 ilustrações, de 26 países do mundo, concorreram ao concurso de ilustração do “BookILL Fest “, da Sérvia, e o único brasileiro com trabalho selecionado foi Maurizio Manzo

Sempre comentamos sobre o reconhecimento mundial pela qualidade da literatura infantil criada no Brasil e hoje temos um exemplo claro de como os especialistas vêm demonstrando isso. O ilustrador Maurizio Manzo, nascido na Itália e, desde a infância, cidadão brasileiro, atualmente residente em Ouro Preto, pela terceira vez consecutiva, tem o seu trabalho selecionado num festival do qual participam profissionais de diversos países do mundo.

O evento especializado em ilustração Book Illustration Festival ou “BookILL Fest”, realizado no início desse mês, na Sérvia, selecionou  o trabalho de Maurizio Manzo para um livro escrito por Vera Pinheiro, que será lançado no segundo semestre deste ano.

A seguir, uma entrevista do blog com Maurizio Manzo sobre o seu trabalho premiado.

 

Ilustração em nanquim assinada por Maurizio Manzo é uma das selecionadas no festival internacional

Ilustração em nanquim assinada por Maurizio Manzo é uma das selecionadas no festival internacional

Rosa Maria: Como foi sua participação este ano no Book Illustration Festival?

Maurizio Manzo: Na verdade, este é o terceiro ano que participo. Já tive outros trabalhos selecionados em 2016 e 2017. Este ano, participaram 1.500 ilustradores, de 26 países, e foram escolhidos 120 autores. Do Brasil, apenas eu fui selecionado, o que para mim já é um prêmio.

RM: São ilustrações, de fato, belíssimas. Fale sobre a sua criação, a inspiração e a técnica que utilizou para chegar a esse resultado extraordinário?

MM: A história escrita por Vera Pinheiro é muito interessante e fala de dois irmãos: Aqui e Ali. Para você ter uma ideia a história começa assim:

“Aqui e Ali nem pareciam irmãos, tão diferentes eles eram. Aqui gordinho, parado. Ali magrela, agitado”.

“No bairro, onde moravam, todos notavam a diferença e comparavam os dois. Uns gostavam de Aqui e outros preferiam Ali”.

Assim, a história vai se desenvolvendo e nos envolvendo. Optei por ilustrar de uma maneira mais ‘livre’, com poucos esboços, e segui minha intuição. Coisa que faço raramente no meu processo de criação. Geralmente, de início, eu preparo muitos estudos para depois começar a ilustrar. As ilustrações selecionadas são, como poderíamos dizer, mais gráficas, com poucas cores e quase todas feitas em tinta nanquim preto.

Fiquei muito feliz com a seleção por mim e também pela Vera, pois é nosso segundo livro juntos. Somos parceiros em vários projetos e temos muitas afinidades, desde o design até o zen… Vera está com 80 anos, o livro e o prêmio chegam em boa hora.

Outra ilustração destaca no festival, que compõe livro que a Mazza Editora vai lançar este ano

Outra ilustração destacada no festival compõe 0 livro que será lançado este ano

RM: E o festival da Sérvia? Qual a importância dele no cenário da ilustração/literatura?

MM: Livro Ilustrado Festival “BookILL Fest ” está na sua sétima edição e é organizado pelo Centro Cultural Banat e da Novi Sad Fair. Este ano, o Festival foi expandido. Além da programação tradicional, que é realizada na cidade de Novi Sad, pela primeira vez, também teve uma versão em Novo Milosevo. A primeira parte do programa foi realizada em março deste ano, na feira do livro em Novi Sad. A exposição de ilustrações selecionadas e premiadas foi aberta em 2 de junho, em Novo Milosevo, e ainda será exibida na próxima feira do livro em Novi Sad, em março de 2019.
Além da exposição das ilustrações selecionadas, a BokkILL Fest tem uma estreita relação com a Bienal da Bratislava, que terá uma exposição com artistas convidados do “Prêmio da Bienal de Ilustração Bratislava 2017 “, que será realizada em cooperação com a casa internacional de arte para crianças “Bibiana” da Bratislava (Eslováquia) e Fundação  “Babka”, Galeria de Kovačica (Sérvia).
Cerca de 1500 ilustrações, de 26 países do mundo, incluindo a Sérvia, concorreram ao concurso de ilustração do “BookILL Fest “. O júri foi composto por Slobodan Ivkov, Presidente, historiador de arte e crítico, teórico dos quadrinhos de Belgrado; por Sibila Petenji Arbutina, de Novi Sad, e Senka Vlahovic. Coube a eles selecionarem as ilustrações de 120 autores para a exposição e os autores premiados de oito países nas categorias de poesia e prosa, livros para crianças e livros ilustrados com fotografias. A cerimônia de premiação e abertura da exposição foi no dia 2 de junho de 2018, na galeria do Centro Cultural Banat, em novo Milosevo, Sérvia.

A arte de Maurizio Manzo tem reconhecimento mundial

A arte de Maurizio Manzo tem reconhecimento mundial

RM: Maurizio, fale mais sobre você e sua experiência na arte de ilustrar livros infantis. Gostaria de apresentar seu currículo profissional.

MM: Eu trabalho como ilustrador e designer gráfico principalmente no segmento editorial com ênfase em livros infantojuvenis. Já ilustrei mais de 65 livros e participei por seis vezes da feira de Bologna, Itália, Children’s Book Fair, Itália, além de quatro vezes do Books and Rights Catalogue, de Frankfurt, Alemanha.

Também por quatro vezes recebi da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), o Prêmio Altamente Recomendável, sendo que em 2015 fui selecionado para a Bienal Internacional de Bratislava, Section of iBbY, para o Acervo da Fundação Nacional do Livro  e por duas vezes selecionado no importante Catálogo White Ravens – Internationale Jugendbibliothek (IJB) – Selection of International Children’s and Youth Literature, de Munique, Alemanha. Fui ainda selecionado para as edições de 2016, 2017 e 2018 do Book Illustration Festival “BookILL Fest”, International Book Fair in Novi Sad, Sérvia. Desenvolvi mais de 100 projetos gráficos para livros de diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *