Semana do Salão do Livro

As crianças e os jovens vão ganhar vários lançamentos de livros, a convivência com escritores e ilustradores, acompanhar muita gente pensando e debatendo a melhor forma de criar literatura especialmente para eles, no período de 27 a 4 de julho, durante o Salão do Livro Infantil e para Jovens da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil marcado para o Rio de Janeiro. Veja, aqui, o que vai acontecer e como participar desse que é considerado o principal evento literário brasileiro dirigido a este público.

35543032_10155908303968026_1260949063201718272_n

Este ano, a entidade responsável por este 20° Salão do Livro Infantil e para Jovens está comemorando o seu jubileu de ouro. Há 50 anos, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) vem trabalhando pela literatura e para comemorar esta data elegeu como tema para o salão “Livros para crianças: uma ponte para a paz”.

Este tema, na realidade, foi criado pela alemã Jella Lepman e adotado mundialmente nas campanhas do IBBY (International Board on Books for Young People), entidade representada no Brasil pela Fundação. Por trás desse tema, existe uma história.

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, Jella iniciou em seu país um movimento internacional de doação de livros para as crianças órfãs da guerra, que culminou, em 1952, na criação do próprio IBBY.

Motivada pelo momento histórico que viviam a Europa e o mundo, Jella pensou nas crianças alemãs, mas seu sonho era também projetado para qualquer criança, o que foi possível pôr em prática por meio das seções nacionais do IBBY, entidade criada para este fim. Trazendo os ideais de Jella para o momento histórico em que vivemos no Brasil, a Fundação do Livro Infantil e Juvenil reafirma sua crença de que o entendimento entre as pessoas tem como base o respeito ao outro e que as histórias dos livros são portadoras desse tesouro.

Dirigentes da Fundação divulgam que, desta forma, esperam contribuir para que o 20º salão proporcione a aproximação entre o livro e as crianças de forma intensa e rica em experiências novas. Desejam ainda que este seja um espaço para que pais, professores, bibliotecários e especialistas reflitam sobre a importância e pertinência do tema  se unindo em torno da sua defesa e colocando-o em prática em todos os espaços de convivência em nossa sociedade.

“O outro lado do mundo”, livro novo de Anna Cláudia Ramos: neste momento, em algum lugar do mundo, há uma criança pensando no que acontece por dentro dela, em sua casa, sua família, sua escola, no local onde mora. Pensando mil coisas criativas, científicas, emotivas, inovadoras, interessantes, malucas. Não seria legal poder espiar um pouquinho desses pensamentos? Este livro é isso: um vislumbre de alguns deles. Uma verdadeira celebração a todas as crianças, geniais em sua essência, múltiplas em suas vozes, desejos, sonhos e aspirações, inspiradoras em sua verdade

“Em algum lugar do mundo”, livro novo de Anna Cláudia Ramos: neste momento, em algum lugar do mundo, há uma criança pensando no que acontece por dentro dela, em sua casa, sua família, sua escola, no local onde mora. Pensando mil coisas criativas, científicas, emotivas, inovadoras, interessantes, malucas. Não seria legal poder espiar um pouquinho desses pensamentos? Este livro é isso: um vislumbre de alguns deles. Uma verdadeira celebração a todas as crianças, geniais em sua essência, múltiplas em suas vozes, desejos, sonhos e aspirações, inspiradoras em sua verdade

O 20º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens este ano começa amanhã, dia 27 de junho, e segue até 4 de julho, no Centro de Convenções SulAmérica/Salão Nobre, Centro do Rio de Janeiro. O evento, com apoio da Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoverá paralelamente o 20º Seminário FNLIJ Bartolomeu Campos de Queirós, nos dias 2 e 3 de julho, das 9h às 17h, sob a curadoria de Roger Mello, e o tema “FNLIJ,  espiral de livros: ideias e ficções sem fim”. Este seminário é a alma do Salão e oferece uma rica programação, que você pode acompanhar pelo link  https://salaofnlij2018.wordpress.com/seminario/

Outro link para acompanhar outra programação paralela ao Salão é o dos Encontros Paralelos https://salaofnlij2018.wordpress.com/encontros-paralelos/ com atividades que não exigem inscrição e que serão realizadas dias 28, 29 e 30 de junho e 1, 4 e 5 de julho. Estão confirmados grandes encontros com autores e editores que receberam o Prêmio FNLIJ em 2018, conversas sobre  Bibliotecas na Escola, Poesia, Ilustração, 70 anos da criação do personagem Saci, de Monteiro Lobato, entre muitos outros temas.

Ainda estão programados outros tipos de encontros com escritores, especialmente para lançamentos de livros, além das famosas performances de ilustradores e as palestras com autores e especialistas em literatura infantil e juvenil. O Salão FNLIJ contará com Biblioteca Bebê, Biblioteca FNLIJ Criança/Jovem, além do Espaço FNLIJ de Leitura, do Espaço do Ilustrador e os Encontros Paralelos.

Ilustradora e escritora, Lúcia Hiratsuka, também lança livro e participa de um Encontro Paralelo junto com Patrícia Corsino para falar sobre o processo criativo e a produção para crianças pequenas

Ilustradora e escritora, Lúcia Hiratsuka, também lança o livro “O caminhão” e participa de um Encontro Paralelo junto com Patrícia Corsino para falar sobre o processo criativo e a produção para crianças pequenas

Exclusividades

Amanhã, 27 de junho, será um dia dedicado exclusivamente aos professores, que farão uma visita guiada com a proposta de apresentar a eles, editoras expositoras de literatura infantil e juvenil presentes no 20º Salão FNLIJ, as bibliotecas específicas para cada público, o Espaço FNLIJ de Leitura, o Espaço do Ilustradores os estandes institucionais.

O Espaço Ilustrador é voltado para as Performances dos Ilustradores, que são convidados a criar ilustrações na presença do público, propiciando um momento de integração entre o público e os artistas.

O Espaço FNLIJ de Leitura é reservado para os lançamentos de títulos, além de encontro com a presença dos autores, proporcionando um momento de interação com o público.

A Biblioteca FNLIJ Criança/Jovem tem um rico acervo, especialmente selecionado e oferece às crianças e aos jovens leitores um espaço acolhedor e propício à leitura. Acontecem encontros com autores e leituras de obras premiadas realizadas por equipe especializada.

A programação geral do evento pode ser conhecida neste link: https://salaofnlij2018.wordpress.com/programacao/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *