Domingo, a festa é de São Inácio

Em Belo Horizonte, a XIX Festa de São Inácio será realizada dia 5/8, durante todo o domingo. No espaço dedicado às crianças, a contadora de histórias, Alessandra Visentin, vai apresentar o espetáculo “Brincar de morar em livro” seguida da alegria circense da dupla Palhacita e Palhaço Guga da Trupe Gaia. A Festa de São Inácio é uma oportunidade para toda a família se divertir, comer bem e assistir a shows de alto nível com a alegria de saber que está contribuindo para uma causa nobre: as obras da Paróquia de Santo Inácio que cuida, em suas creches, de quase 200 crianças em estado de vulnerabilidade social.

30740444_1615849821855832_6582450900571258880_n

Neste domingo, 5 de agosto, durante todo o dia, será realizada a tradicional Festa de Santo Inácio, nas imediações da Paróquia, na Cidade Jardim, Rua Bernardo Mascarenhas, 187. Além de uma variada oferta de comidas típicas e atrações musicais para o público em geral, também estão programados dois grandes espetáculos para as crianças, no Espaço Kids. O ponto de encontro da meninada com a contadora de histórias Alessandra Visentin e os palhaços da Trupe Gaia está marcado para o Museu Abílio Barreto, enquanto a outra parte da festa acontece na rua da Paróquia.

Às 11 horas, Alessandra Visentin começa o espetáculo “Brincar de morar em livro” criado por ela com o objetivo de conduzir as crianças para uma vivência interativa do “Era uma vez”…  Na primeira parte do espetáculo, Alessandra narra uma história de autoria de Lygia Bojunga sobre uma menina que usava os livros para construir casas numa homenagem a essa escritora brasileira, cujos méritos literários são reconhecidos dentro e fora do País, ao ponto de ter sido a primeira autora, fora do eixo Estados Unidos e Europa, a receber a mais importante láurea mundial de literatura infantil, o Prêmio Hans Christian Anderson.

“O livro para ela era como tijolos. Se ela colocasse em pé, fazia as paredes da casa – quantas ela quisesse.

Se ela colocasse deitados, um sobre o outro, sempre deixando uma beiradinha, ela fazia os degraus de uma escada.

Às vezes, longa; outras vezes, bem curtinha. Mas sempre do tamanho que ela achava que precisava”.

Este é um trecho da história que Alessandra Visentin vai narrar na Festa de São Inácio.

Foto: Klivia Borges

Foto: Klivia Borges

Na segunda parte de “Brincar de morar em livro”, ela convida as crianças para entrarem nessa casinha formada por livros e especialmente confeccionada para a ocasião. Lá dentro, elas vão encontrar títulos de outras histórias para escolherem. As crianças entregam os cartões para a narradora que prossegue com o espetáculo, narrando as histórias escolhidas pelas crianças sempre com o acompanhamento musical, voz e violão, de João de Ana.

Segundo Alessandra Visentin, “as histórias guardadas na casinha de livros são predominantemente de tradição oral e priorizam valores, ensinamentos, diversão e aprendizado. São histórias pensadas e escolhidas pela beleza e simplicidade”.

13226824_507126932810946_7995319087389047790_n

Trupe Gaia

Logo após a apresentação de Alessandra Visentin, ainda no Espaço Kids, a Festa de São Inácio prossegue com outro espetáculo infantil. Entra em cena a alegria de Palhacita e do Palhaço Guga, da Trupe Gaia. Essa dupla apresenta brincadeiras do circo, fazem teatro e também contam histórias.

A Trupe Gaia tem o poder de deixar tudo mais colorido e vibrante. Qualquer lugar vira palco, quando essa dupla de palhaços, malabaristas, músicos, escritores, atores e poetas se junta. A cada espetáculo, uma surpresa. Qual será a de domingo? O que Palhacita e Palhaço Guga estão preparando para a Festa de São Inácio? Seja lá o que for, com certeza, teremos pais e crianças descontraídos e ouviremos muitas gargalhadas.

19396990_676751042515200_7832452685028290655_n

A partir das 12:00 horas, a programação da festa continua nas proximidades da Paróquia de São Inácio de Loyola com oferta de comidas típicas e realização de variados espetáculos culturais e musicais.

12h – Apresentação de música instrumental com Célio Balona e Projeto Brasil
13h30 – Intervenção da Cia Athletica com Yoga
14h – Apresentação de música instrumental com a Banda Bios do Corpo de Bombeiros
15h – Apresentação de teatro com o grupo Osquindô
16h – Apresentação de música instrumental com a Orquestra AMOS
17h30 – Intervenção da Cia Athletica com Yoga
17h – Show da Banda Rádio Caos

A Festa de São Inácio tem a parceria do Hermes Pardini num desdobramento do seu projeto “Meu Vizinho Pardini”, ação de relacionamento com o entorno das unidades do laboratório. Realizar a programação da festa, com um dia inteiro de atividades para um público diverso, foi consequência dos bons resultados que apareceram, quando empresa e vizinhos começaram a conversar e a conviver. Surgiu daí o desejo de conectar mais pessoas a esse movimento e fazer da boa vizinhança uma bandeira a ser levantada por toda a cidade.

37889911_10217818712158567_9080057138625118208_n

2 pensamentos sobre “Domingo, a festa é de São Inácio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *