A literatura no ensino fundamental

Graça Gomes *

Graça Gomes: como despertar o interesse de alunos do ensino fundamental para a literatura?

Graça Gomes: como despertar o interesse de alunos do ensino fundamental para a literatura?

Este foi o ponto de partida para a criação do projeto Prêmio Literário do Ensino Fundamental:  www.premioliterario.com.br

Motivar jovens do 8º ano de escolas da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro para a criação literária não é tarefa fácil. Mas a produção de um Prêmio nos pareceu algo estimulante. Ainda mais para aqueles que gostam de desafios e percebem a oportunidade de colocar seu talento criativo num texto, aberto para tantos gêneros interessantes como cartas, contos, poesias, esquetes de teatro, rap, cordel, entre outros.

Para tornar a mensagem mais próxima do nosso público, recorremos à metodologia Design Thinking(utilizada em grandes empresas para a solução de problemas e motivação de funcionários) e baseamos a nossa abordagem no livro “Acredite”, de André Bello e Ana Helena Behring Bello. O livro traz o Design Thinking numa linguagem para jovens e tem como ponto central, o desenvolvimento de superpoderes que são: otimismo, criatividade e cooperação.

No otimismo, buscamos a superação dos alunos e professores que, muitas vezes, nas condições adversas de nossa cidade, tais como tiroteios, greves, falta de professores, e de melhores condições para a educação, não desistem. Na criatividade, o uso da leitura, da pesquisa, a troca com os colegas e, a escrita, como resultado final deste processo. A cooperação vem através do trabalho em grupo, muitas vezes difícil, mas que soma e faz crescer.

E agora a “cereja do bolo”, o tema: A Ética no Cotidiano. Este tema suscitou e suscita a observação, o senso crítico e a compreensão do seu entorno. A revisão de suas ações, de suas relações e a busca do sonho de ter um lugar melhor. A ética é a base de tudo!

Para esta empreitada, o maior apoio, estímulo e interesse deve vir dos professores de sala de aula e da sala de leitura, coordenadores e diretores que, também, devem “comprar esta briga”.

Não só os alunos se beneficiam deste processo, os professores têm a oportunidade de mostrar sua criatividade, pensando e repensando em novas formas e novas dinâmicas, e encarando este desafio em sala de aula.

E o prêmio?

– A edição de um livro impresso com os 30 textos selecionados, distribuído em toda a Rede Pública do Ensino Fundamental, com 2.000 exemplares.

– Um livro digital com todos os textos será disponibilizado no site do Prêmio Literário do Ensino Fundamental

– Entre outras premiações para alunos, professoras e escolas com maior pontuação.

* Coordenadora pedagógica, gestora cultural e especialista em educação à distância. Prêmio Literário do Ensino Fundamental

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