“Família Cuca na cozinha”

Esse livro é a realização profissional e um sonho de vida da chef Paula Weber, que administra o site e programa Pitadas e Palpites. Em sua dedicada carreira como chef, assumiu como missão o trabalho de ensinar e cultivar nas crianças o gosto de preparar os alimentos em família. O texto da história é de Paula Weber e as ilustrações de Aline Casassa.

familia_cuca1

Mãe de dois filhos (hoje adultos), a conexão da chef com o público infantil remonta desde a época que estavam em idade escolar. Com sua formação em gastronomia, direcionou sua vocação quando teve a oportunidade de lecionar aulas de culinária na escola onde seus filhos estudavam. Dessa época até hoje, Paula não parou.

Ativa, a chef, que grava os episódios do seu programa Pitadas & Palpites com pequenos convidados que colocam a ‘mão na massa’, sentiu que precisava avançar mais um passo em sua jornada gastronômica. Foi com esse desejo que Paula iniciou o projeto que acaba de ser lançado pela Editora Bamboozinho: o livro “Família Cuca na cozinha”, que de forma didática e bastante divertida aproxima a culinária do universo infantil – linguagem que Paula domina como ninguém.

Lúdico e divertido, a história é construída em torno da Família Cuca, composta por cinco personagens: Papai Cuca; um homem muito antenado e tecnológico, Mamãe Cuca; uma mulher culta, que destaca seu amor pelos livros, Cuca filha; jovem adolescente que não tira os fones do ouvido, Cuca filho; apaixonado por games e, por último, Cuca bebê; que embora pequeno, tem o aprendizado aguçado ao ver os mais velhos executarem as tarefas.

familia_cuca2

A narrativa começa quando a família, de estilo moderno e com vida bastante ativa, decidem, de forma unânime, partir para aventura diferente em um ambiente da casa até então pouco explorado: a cozinha. Tem início uma série de descobertas recheada de peripécias e grande aprendizagem.

A partir da decisão de preparar a refeição da Família Cuca em casa, a chef Paula Weber – que também é personagem no livro – torna-se a personagem que orienta a jornada de pais e filhos. Com a dificuldade da família para decidir o que vão cozinhar, a chef participa com sua primeira dica: planejamento. “O consenso familiar com relação aos pratos que serão preparados é fundamental e o início de todo processo. Esse entendimento é muito benéfico para a relação entre eles e um aprendizado para a garotada”, ressalta a criadora da história.

Como próximo passo, a chef destaca os ingredientes: checagem sobre todos os itens necessários, bem como as quantidades mencionadas em cada receita é um mundo de descobertas e, por que não, uma aula de matemática entre pais e filhos. “Pode parecer complicado, mas é muito simples fazer a leitura das medidas indicadas nas receitas. Família Cuca na Cozinha traz um glossário completo para descomplicar a leitura de todos”, comenta.

familia_cuca3

ViewImage.aspxPorém, antes de partir para a prática, a chef Paula Weber complementa com a terceira dica, os utensílios. “Na checagem que a Família Cuca realiza na cozinha, ela conta para o leitor a relação de itens que não podem faltar para o manuseio dos ingredientes e o preparo da receita. Higiene e segurança no preparo do alimentos é o próximo tópico ilustrado pela chef. Paula conta que crianças na cozinha demandam uma atenção redobrada. “Cabelos presos, mãos limpinhas e o olhar atento dos pais quanto ao manuseio de objetos cortantes, por exemplo, são pontos que garantem o sucesso da empreitada familiar”, explica.

Na sequência, escritora e chef Paula Weber transita para o ponto que todo cozinheiro espera: o modo de fazer das receitas ensinadas para a Família Cuca. Em uma lição de liderança e identificação das capacidades de cada um, ela destaca a importância da figura do chefe e o alinhamento das tarefas realizadas em equipe. “Além da família, meu desejo é que o livro aproxime pessoas”, finaliza a chef Paula Weber.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *